Jair Mendes no Festival folclórico benjaminense‏

Benjamin Constant (AM) — O XXVI Festival Folclórico Benjaminense que tem início logo mais à noite, tem um convidado muito especial. É o “mestre” de alegorias e adereços de várias gerações de artistas dos bois bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, Jair Mendes, 71 e 43 anos de Festival Folclórico de Parintins. Convidado por dois artistas de alegoria do Boi Bumbá Corajoso e seus discípulos benjaminenses, os irmãos Itayuruã e Itanhangá Guida para assistir ao festival benjaminense e ver o trabalho da dupla, o mestre não se conteve: está dando uma mãozinha no QG de alegoria do Corajoso das cores vermelha e branca.
“Eu vim para assistir ao festival e não me contive. Vou fazer alguma coisa”, afirmou Jair Mendes. De fato ele já estava solicitando lápis e régua para produzir algo para o bumbá vermelho e branco, bicampeão do Festival Folclórico de Benjamin Constant.
Jair Mendes que tem 43 anos dedicados na arte de produzir alegorias e ensinar várias gerações de alegoristas dos bois de Parintins já se mostrava muito à vontade com os artistas e artesãos do Corajoso.




“É o primeiro festival de bumbás que assisto fora de Parintins”, observou Jair Mendes.
Sua trajetória no festival de Parintins do qual já se tornou referência e lenda viva há muitos anos começou no Boi Bumbá Garantido, do qual já foi presidente.
Atualmente ele integra a equipe de artistas de alegorias do Boi Bumbá Caprichoso que o homenageou dando seu nome a uma galpão de alegoria.
Além de formar gerações em Parintins como Juarez Lima, Ito Teixeira, Antônio Cansanção, Karu Carvalho, Jair Mendes tem dois filhos na arte de produzir alegorias, Jairzinho Mendes e Teco Mendes.
Jair Mendes foi apresentado na manhã de hoje para a prefeita de Benjamin Constant, Iracema Maia que deu boas vindas ao mestre.
Itayuruã e Itanhangá Guida estiveram neste ano em Parintins onde foram aprender com Jair Mendes a arte de produzir alegorias. Os dois e mais o pai Antônio Guida trabalham na produção de alegorias.  “Para o ano também vou”, disse Antônio Guida.

Comentários