JV TEC - Google revela primeiros celulares de baixo custo com Android One

Sparkle V Red é um dos aparelhos com Android One (Foto: Divulgação/Google)
O Google anunciou, nesta segunda-feira (15), na Índia, os primeiros smartphones com o sistema operacional Android One, voltado para aparelhos econômicos. Em parceria com três fabricantes locais, a empresa está introduzindo a plataforma no país com telefones como o anunciado hoje, Karbonn Sparkle V Red, com dual-chip, tela de 4,5 polegadas (480 x 854 pixels), 1 GB de RAM, câmera de 5 megapixels e a versão KitKat do Android.
Anunciado em junho, o Android One visa atingir mais pessoas em mercados emergentes como a Índia, e o próprio Brasil, que deve receber algumas destas novidades, para o uso do sistema. O One é um projeto em que o Google disponibiliza o Android puro para fazer parte de gadgets mais econômicos, e garante que eles estejam sempre atualizados com o sistema mais recente.





Nesta segunda-feira, além do Sparkle V Red, o Google revelou mais dois smartphones já com Android One, que devem começar a ser vendidos ainda hoje. Um deles, inclusive, já entrou em comercialização antes da hora. A loja online Flipkart iniciou a venda do Dream UNO Mi-498, com tela de 4,5 polegadas, processador de 1,3GHz, 1GB de RAM, 4GB de armazenamento interno e câmera de 5 megapixels, por cerca de R$ 250.
Ao que tudo indica, os lançamentos são apenas os primeiros de muitos, tendo em vista que o Google estaria planejando mais aparelhos em parceria com grandes fabricantes, como Acer, Panasonic, HTC, entre outras. Indonésia, Filipinas e outros países do sul asiático estão no foco neste início de projeto e devem receber o Android One entre o fim deste ano e o meio de 2015.
Com essa iniciativa, a empresa pretende diminuir a fragmentação de seu sistema, que atualmente não é uma plataforma unificada. O objetivo final é evitar que o Android seja muito modificado pelas fabricantes e que não permaneça em versões desatualizadas, continuando presente em um grande número de telefones com maior consistência no serviço oferecido.

Comentários