Amazonas terá segundo turno com José Melo e Eduardo Braga

Candidatos Eduardo Braga (acima) e José Melo votaram na manhã de domingo (Foto: Assessorias/Divulgação)
A eleição 2014 para o governo do Amazonas vai ter segundo turno. José Melo (PROS) e Eduardo Braga (PMDB) vão disputar novamente os votos dos eleitores no estado. Com 94% das seções apuradas, o candidato do PROS obteve 670.067 dos votos (42,93%). O candidato peemedebista conquistou 665.800 votos (42,66%).
Neste domingo, no momento da apuração, Braga acompanhou o resultado na casa da família, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste da cidade. Melo preferiu ficar no comitê de campanha, localizado no bairro Petrópolis, Zona Sul da capital.
José Melo chegou ao comitê central e agradeceu a todos que apoiaram a campanha. Em seu discurso após a divulgação do resultado, Melo comemorou a ida ao segundo turno. "Fizemos um 1º turno de propostas. Tenho que agradecer quem esteve comigo, em sol, chuva, e nas caminhadas e carreatas. Quero agradecer a todos vocês ", afirmou.

Braga disse estar confiante na vitória no segundo turno. Ele destacou o desempenho obtido no interior. "A diferença entre mim e atual governador não chega a 2 mil votos. Nós conseguimos levar para o segundo turno e ganhar a eleição no interior. Quero agradecer muito os votos que tivemos", declarou.
José Melo, de 68 anos, é economista formado pela Universidade Federal do Amazonas. Atual governador do Amazonas, ele foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. O candidato já atuou como delegado do Ministério da Educação e Cultura, foi secretário de Educação e Cultura e secretário Municipal de Educação. Também esteve à frente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam),  da Secretaria de Estado de Coordenação do Interior (Seint) e da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). Em 2006, assumiu a Secretaria de Governo do Amazonas (Segov). Em abril de 2014, Melo assumiu o cargo de Governador após a desincompatibilização de Omar Aziz, de quem era vice-governador.
Braga, que tem 54 anos, teve o primeiro cargo político como vereador. Foi eleito deputado estadual em 1986, sendo líder do governo e relator da Constituição do Amazonas. Em 1991, Braga foi eleito para deputado federal. Natural de Belém (PA), ele foi escolhido vice-prefeito de Manaus e secretário de Obras em 1992. Dois anos depois, assumiu a Prefeitura. Em 1998 e 2000, perdeu as eleições para o governo do Amazonas e prefeitura de Manaus, respectivamente. Seu primeiro mandato como governador foi em 2002, quando foi eleito em primeiro turno. Ele ficou no cargo por dois mandatos. Em 2010, foi eleito senador pelo Amazonas.




  
Propostas
José Melo se comprometeu a construir escolas de tempo integral em todos os municípios do Amazonas, ampliar o número de leitos de hospitais para 900 e construir o banco do povo com apoio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Ele afirmou ainda que deverá asfaltar estradas vicinais e que pretende reformar a área da Manaus Moderna, no Centro de Manaus.
Eduardo Braga destacou durante a sua campanha a proposta de acabar com filas nas unidades de saúde, a expansão de escolas de tempo integral e o combate ao narcotráfico. O candidato também afirmou que irá realizar concursos públicos. Ele afirmou ainda que combaterá os índices de violência e o narcotráfico na fronteira. Braga também declarou que pretende reduzir a superlotação no sistema prisional.

Campanhas
Durante a campanha eleitoral, Braga e Melo sempre ocuparam as duas primeiras posições nas três pesquisas Ibope divulgadas pela TV Amazonas. Os últimos dados divulgados apontavam que eduardo Braga tinha 51% dos votos válidos, contra 35% de José Melo. Braga forma chapa com a vice Rebecca Garcia, do PP. Melo faz parte da coligação que tem como vice Henrique Oliveira, do SD.

Comentários