JV MANAUS - Primeiro Workshop das Ocas do Conhecimento discutirá meio ambiente e sustentabilidade



A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nos dias 6 e 7 de novembro o 1° Workshop Ocas do Conhecimento Ambiental. O encontro terá como tema ‘Socializando Saberes na Construção de Espaços Ambientais Sustentáveis – Meio Ambiente, Sustentabilidade e Conexão de Saberes’.
O workshop tem a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias do Estado do Amazonas (Vemaqa) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A abertura do workshop será dia 6 de novembro, às 18h30, na sede da Semed. Em seguida, haverá a conferência magna ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Espaços Não-Formais’, com a professora Dra. Edna Maria Ramos de Castro, da Universidade Federal do Pará (Ufpa). O encerramento será com o grupo musical Primas e Bordões.
No dia 7 de novembro as atividades iniciam às 8h, com atração cultural, mesa-redonda na temática do encontro, fórum de discussão e debate público, além do julgamento de pôsteres em tempo integral. Para fechar o workshop a atração será a cantora Lucinha Cabral.




São esperados pela coordenação do evento cerca de 200 pessoas, entre estudantes universitários, professores de ciências biológicas e de instituições que trabalham com o meio ambiente, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
No encontro, cada Oca do Conhecimento Ambiental da Semed divulgará as atividades realizadas neste ano, cujas ações estão voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade.
Além disso, o 1° Workshop visa vislumbrar a necessidade de criar e fortalecer espaços de debate sobre os problemas socioambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo.
A entrada é gratuita e outras informações podem ser obtidas com a coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), por meio do endereço eletrônico workshopocas@gmail.com ou pelos telefones (92) 3236-8820 e (92) 9118-2910.
Programação:
Dia: 06/11/2014 – Tarde
14h às 18h30 – Credenciamento e entrega de material aos participantes
19h – Sessão de abertura – mesa de autoridades
19h40 – Conferência Magna: Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Espaços Não-Formais. Profª Dra. Edna Maria Ramos de Castro (UFPA)
20h40 – Atração Cultural: grupo musical Primas e Bordões
Dia: 07/11/2014 – Manhã
8h – Atração cultural
9h às 11h – Mesa-redonda: Ocas do Conhecimento Ambiental: socializando saberes na construção de espaços ambientais sustentáveis
Mediador: Profº Dr. Renan Rodrigues de Albuquerque
Professores:
Prof. Dr. Henrique dos Santos Pereira (Ufam)
Profª Dra. Genoveva Chagas de Azevedo (Inpa)
MM. Juiz de Direito Dr. Alberto Carim Antônio (Vemaqa)
Profª Dra. Kátia Helena Serafina Cruz Schweichardt (Semmas)
Profº Dr. Augusto Fachin Terán (UEA)
Secretário de Educação Darcy Humberto Michiles (Semed)
11h às 12h – Fórum de Discussão Debate Público
12h às 14h – Intervalo para almoço
OBSERVAÇÃO: Os Pôsteres deverão ser expostos a partir das 14h do dia 07/11/2014 e serão julgados impreterivelmente das 15h às 16h.
Dia: 07/11/2014 – Tarde
14h às 16h30 – Mesa-redonda: As práticas socioeducativas no contexto das Ocas do Conhecimento Ambiental
Mediador (a): Profª Dra. Ieda Hortência Batista (UEA)
Convidados:
Profª Ma. Gina Rego Gama (Coordenadora das Coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental – Semed)
Profº Esp. Ivan Nunes de Souza (Gestor da Oca Puraquequara – Semed)
Profº Esp. Amarildo Lopes Pereira (Gestor da Oca Norte – Semed)
Profº André Soledad (Educação Ambiental – Semed)
Bióloga Kelly Cristina de Souza (Educação Ambiental – Semmas)
Jorge Lobato (Coordenador Bosque/INPA)
Prof. Me. Paulo Ricardo Rocha Farias (Secretário – Semulsp)
15h às 16h – Julgamento dos Pôsteres
16h30 às 17h30 – Fórum de Discussão e Debate Público
17h30 às 18h – Encerramento (Premiações)
18h às 19h – Coquetel de Encerramento, com atração a cantora Lucinha Cabral

Comentários