JAMBO VERDE - Alunos da rede municipal de educação participan do Dia da Malaria nas Americas



A FVS – Fundação de Vigilância em Saúde e Prefeitura de Atalaia do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram nesta Quinta-feira (6), e com a participação dos alunos da Escola Municipal Luciney Melo, promoveram uma caminhada pelas ruas da Atalaia do Norte, para comemorar o Dia da Malária nas Américas, realizado em todo continente americano. À frente do movimento estão Chefe de endemias local Ney Jose Batista dos Anjos, a gestora Olindina Mesquita Gomes e o apoiador municipal de projeto Malária, Geraldo Douglas Gomes Moura.
O evento tem é uma iniciativa da Conferência Sanitária Pan-Americana realizada em Washington DC nos dias 1 e 5 de outubro de 2007 elegeu, por meio da resolução CSP27.R11, o dia 6 de novembro como o Dia da Malária nas Américas.
O Dia da Malária nas Américas 2014, comemorado em 6 de novembro, é encarado como uma plataforma para engajar os países da Região em uma agressiva campanha contra a doença. A campanha tem os seguintes objetivos:
  • Melhorar o processo de comunicação e extensão do trabalho de defesa de direitos dos interessados e público-alvo;
  • Melhorar a visibilidade e interesse da malária na região e do flagelo global que a doença acarreta;
  • Aumentar a visibilidade e interesse dos temas prioritários entre o público-alvo e a população;
  • Catalisar a mudança de atitude e modificação de hábitos;
  • Obter apoio da população, tomadores de decisão, autoridades sanitárias e parceiros locais;
  • Promover apoio permanente aos esforços contra a malária, incluindo a eliminação da transmissão local em áreas onde isso seja possível.
O município de Atalaia do Norte, por sua imensa área geográfica, e requer grande esforço coletivo para combate a doença. Além das dificuldades encontradas na logística as comunidades do Vale do Javari. Encarecendo as ações de combate a doença pela FVS em Atalaia do Norte. O evento consiste em educar e envolver crianças do município, para que eles sejam multiplicadores junto às famílias. Já que as crianças tendem a cobrar a aplicação de cuidados em casa, para evitar o contagio da doença.
A manifestação percorreu as Ruas da cidade de Atalaia do Norte, realizando assim, uma grande parada na Praça São Sebastião(Mangueira), no centro da cidade.

Comentários