JV MANAUS - Campanha contra o HIV/Aids tem como foco o combate ao preconceito



O município de Manaus registrou este ano, de janeiro a novembro, 1.102 casos de HIV/Aids. O número já é maior do que o registrado em 2013, quando foram diagnosticados 1.092 novos casos de HIV, representando um aumento de 31,4% em relação ao ano de 2012.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que iniciou esta semana uma série de ações da Campanha de Combate ao HIV/Aids, referente ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção à doença e reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão em relação às pessoas que vivem com o HIV/Aids.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que a data foi instituída também como uma tentativa de superar o preconceito e a discriminação contra pessoas que vivem com Aids. “O preconceito contra a doença é um dos fatores que dificultam as ações de prevenção e de diagnóstico precoce, consequentemente aumentando as chances de transmissão da doença” informa Homero de Miranda Leão.




A chefe do Núcleo de Controle das DSTs/Aids e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Adriana Souza, explica que o aumento de registro de casos não significa necessariamente que houve um aumento no índice de transmissão da doença, já que a Prefeitura de Manaus, a partir de 2013, passou a ampliar as ações de diagnóstico precoce da doença, implantando o teste rápido para HIV em 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em janeiro de 2013, apenas três UBSs ofereciam o teste rápido.
“Aumentando a rede de diagnóstico é possível detectar precocemente a doença, iniciar o tratamento de forma imediata e quebrar a cadeia de transmissão. É importante ressaltar ainda que, até o ano de 2013, eram registrados apenas os casos de Aids, quando os sintomas da doença já estão se manifestando. Em 2014,  passou-se a registrar os casos de HIV positivo, o que permite um melhor estudo sobre a epidemia, mas também produz um maior registro no número de casos”, informa Adriana Souza.
Campanha
Um dos focos das ações da Campanha de Prevenção é o combate ao preconceito das pessoas que vivem com o HIV, assim como a discriminação contra gays, travestis e transexuais, estigmatizados como os responsáveis pela transmissão e infecção pelo HIV.
“É necessário orientar a população de que a Aids é a ‘doença de todos’ e que, dependendo do comportamento de risco assumido, qualquer indivíduo pode ser infectado pelo vírus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a categoria de maior exposição é de pessoas heterossexuais”, explica Adriana Souza.
A faixa etária com maior número de casos registrados continua sendo a população jovem e economicamente ativa, entre 20 e 34 anos (59,4%), porém há registro de aumento na faixa etária de 15 a 19 anos. O sexo masculino ainda é o mais acometido (75,2%).
Em Manaus, foram registrados em 2014, de janeiro a novembro, 16 casos de Aids em crianças menores de cinco anos, aumento de 58,7% em relação a 2013 (sendo necessários até 18

Comentários