MPF apura entrada de missionários no Vale do Javari

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas instaurou um inquérito civil para apurar a entrada indiscriminada de missionários religiosos em terras indígenas do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. A portaria foi publicada no Diário Oficial do MPF de sexta-feira (14) e é assinada pelo procurador Bruno Ollivo de Sales.
No documento, o procurador cita que o MPF já está apurando a utilização de uma aeronave sem autorização do Controle Aéreo Brasileiro (CAB) para o ingresso de civis no Vale do Javari. 
A denúncia partiu da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Umivaja), segundo a qual houve “diversos episódios de ingressos não autorizados na terra indígena com intuitos exploratórios, com destaque para a invasão de igrejas evangélicas missionárias”, cita a portaria o documento do MPF.
Ainda na portaria, o procurador pede esclarecimento à Fundação Nacional do Índio (Funai) para manifestar seu consentimento em nome desses povos para o ingresso em terras indígenas, mesmo se o ingresso se dê em área afastada do local onde eles habitam. “Solicita-se que na elaboração do laudo seja destacado o equilíbrio sensível na convivência entre estas etnias e o possível surgimento de conflitos em razão da introdução descontrolada de ONGs e entidades religiosas na região”, diz Bruno Sales.

D24am

Comentários