JAMBO VERDE - Comunidades de São João e Conceição são contempladas com o programa Luz Para Todos


A Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte, por meio das secretarias municipais de Obras, Transportes, Governo e Interior, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) finalizaram na tarde desta quarta-feira, 10, os trabalhos de instalação do ramal de energia elétrica do programa Luz para Todos, do Governo Federal, que teve como beneficiadas, primeiramente, as comunidades rurais de São João e Conceição, no Rio Javari. 
O projeto que leva energia elétrica à população da zona rural do município foi realizado pela empresa Pool Engenharia e contou com o apoio da prefeitura municipal e moradores das comunidades. Os comunitários abriram a trilha na mata, para que a posteação fosse instalada. A prefeitura, por sua vez, colaborou com mantimentos, transporte e equipamentos para realização do projeto. Já a Pool engenharia, realizou os trabalhos de posteação, instalação da rede elétrica e de transformadores para geração de energia para as residências das duas comunidades. 
A dona de casa, Raimunda Lucas, 82, moradora da comunidade de São João, emocionou-se com a grande conquista e declarou que agora vai poder ver as suas novelas e ficar informada das notícias do Brasil e do mundo, já que a energia será constante. Raimunda recebeu a visita do prefeito Nonato Tenazor em casa, onde agradeceu o empenho juntamente com os parceiros. 
De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Rubeney de Castro Alves, este passo é apenas o pontapé para o avanço das comunidades da zona rural.  
“Atalaia do Norte estava contemplada 10 km de linha elétrica do Programa Luz para todos desde 2002. Faltou interesse das administrações passadas em levar o projeto à frente, já que beneficiaria centenas de famílias. Esta é uma conquista para o povo ribeirinho”, declarou. 
O prefeito Nonato Tenazor, esteve presente do início ao término dos trabalhos nas comunidades. Na inauguração do projeto, Nonato disse estar satisfeito com a realização de inúmeros sonhos. “Sinto-me realizado por fazer história em Atalaia do Norte, juntamente com o vice-prefeito Robinson Moss, estamos tirando esta gente humilde do sal, elevando-os para o gelo e o mundo globalizado”, disse.

Em andamento 

Outra comunidade do município de Atalaia do Norte que vai ser também contemplada com luz elétrica é Santa Cruz, no Rio Itacoai. As ligações de energia elétrica também vão beneficiar os proprietários de terras e moradores do Assentamento do Boia. Progresso para os agricultores, que dependem da energia elétrica para a produção, além da melhoria da estrada, que dá acesso para veículos como caminhões, carros e motos.

Comentários