JV MANAUS - Tráfico de drogas é a causa de 50% das prisões realizadas pela Polícia Civil em operações no ano de 2014



Ao longo de 2014, a Polícia Civil do Amazonas (PCAM) intensificou o trabalho investigativo de inteligência realizado de forma integrada entre as equipes dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Delegacias Especializadas e o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Como resultado dessa atuação conjunta, foram realizadas mais de 30 grandes operações policiais em todas as zonas de Manaus e também em alguns municípios do interior do Estado.
 As informações compartilhadas com as equipes e a parceria dos policiais foram determinantes para a prisão de cerca de 250 pessoas durante essas operações, e segundo levantamento feito pela Instituição, a maioria delas pelo crime de tráfico e associação ao tráfico de drogas (Artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06), o equivalente a 49,78%. 




A operação “Aliança 8”, por exemplo, deflagrada em setembro deste ano, resultou na prisão de 17 pessoas, a maior parte delas por envolvimento com o tráfico de entorpecentes. A operação foi desencadeada nos bairros São José, Jorge Teixeira, João Paulo e Mauazinho, situados na Zona Leste da capital, e foi realizada com a finalidade de assegurar a presença do poder público no combate a criminalidade, em respostas às denúncias realizadas pela população.
“A população vem sendo uma grande parceira da Polícia Civil e muitas das nossas operações são deflagradas após as denúncias feitas por meio dos números das delegacias e do 181 da Secretaria de Segurança Pública. A sociedade entendeu a importância do papel dela no nosso trabalho e nós garantimos o sigilo da fonte, o que tranquiliza o denunciante”, ressaltou o Delegado Geral, Josué Rocha. 
 Ainda de acordo com o levantamento da Instituição, das cerca de 250 prisões feitas nas grandes operações, 36,32% das pessoas presas são reincidentes, ou seja, praticaram o delito outras vezes; 63,68% são réus primários; 53,81% continuam presos; 44,39% já estão em liberdade; 1,35% está foragido e 0,45% falecido.
Das detenções efetuadas nas operações policiais 32,29% foram realizadas pelo crime de associação criminosa; 21,52% por roubo e furto; 13,45% pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo; 8,52% dos presos por homicídios e 8,52% pelo crime de estelionato.
“Os números apontam que o tráfico de drogas ocorre em conjunto com outros crimes seja roubo, furto, homicídio ou adulteração. Todos os crimes circundam o mundo do tráfico. Mesmo assim, o trabalho de inteligência e a intensificação das operações tem mostrado que a Polícia Civil tem cumprido o seu papel e conseguido identificar e prender vários destes criminosos”, disse o Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero.
A PCAM reforça a parceria com a população e disponibiliza ferramentas interativas para a realização de denúncias, seja por meio do portal www.policiacivil.am.gov.br ou pela página da instituição do Facebook. 

Comentários