JV MANAUS - Em discurso dedicado à Educação, governador José Melo é empossado no Amazonas



“Será por meio da educação que haveremos de construir um Amazonas ainda mais promissor e desenvolvido”.  Com essas palavras, o governador José Melo deu início ao seu discurso de posse na noite desta quinta-feira, 1⁰ de janeiro, reafirmando o compromisso de conferir à educação papel central  no seu segundo mandato à frente do Executivo Estadual.  José Melo e o vice-governador, Henrique Oliveira, foram empossados em solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.

Acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, e de Henrique Oliveira e esposa, Camila Silva Caitano, o governador José Melo chegou à solenidade por volta das 18h30. A sessão solene, que teve a presença de todos os deputados estaduais, contou com cerca de 1.200 convidados, entre familiares, deputados federais, secretários de governo, autoridades do poder judiciário, o senador eleito Omar Aziz e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Em seu discurso de posse, José Melo afirmou que será por meio da Educação que o novo Governo vai aliar todas as demais e importantes funções do poder público.  E na condução dessa nova etapa, ele ressaltou a experiência acumulada ao longo da sua trajetória de vida.





“Eis que carrego comigo desde ainda menino a esperança e a fé, alimentados pelo amor. E com elas disponho-me a atuar no governo e a fazer dessas forças sobre-humanas a mola que há de impulsionar nossa luta por dias ainda mais proveitosos na busca do desenvolvimento seguro e do florescimento de novas oportunidades para todos os amazonenses”, afirmou José Melo.

O social, a segurança pública e a saúde também foram destaques no discurso de posse. Para esses setores, o governador conclamou os agentes públicos e servidores a se empenharem no enfrentamento dos desafios e no aprimoramento dos serviços prestados à população. O desenvolvimento do interior também é prioridade e foi destacado durante o discurso de posse, com a renovação do compromisso de investir no setor rural, especialmente na piscicultura.

Segundo o governador, a solenidade de posse também é o momento de renovar os compromissos de campanha e as expectativas recolhidas durante o processo eleitoral no contato com as pessoas da capital e interior. Ele dedicou o momento aos pais, os seringueiros Jurandir Oliveira, já falecido, e dona Osmarina Melo de Oliveira, que não compareceu à cerimônia por problemas de saúde, e relembrou sua trajetória e as lições de determinação recebidas dos pais, sempre com ênfase na educação.

José Melo ressaltou que será com “a força construtiva” dos servidores públicos  que conduzirá o Governo na direção do cumprimento das promessas feitas durante a campanha e no enfrentamento dos desafios do novo governo.

“O governador é um servidor da cidadania e, nesta condição, estarei vigilante para observar o compromisso que assumi de cumprir e fazer cumprir as leis, mas o farei com generosidade e ternura, e com humildade estarei sempre ao lado de todos, entre as crianças que sempre me acolheram com alegria, com os jovens, os homens e mulheres de minha terra para ouvir, aprender e corresponder à expectativa de todos”, declarou.

Em entrevista coletiva após a solenidade, o governador reafirmou o compromisso de governar com humildade e firmeza e voltou a falar de mudanças na estrutura da administração do Estado. A meta da reforma governamental é enxugar R$ 700 milhões em custos anuais para priorizar investimentos em novos programas de governo.

De acordo com José Melo, dez pastas estão sendo objetos de estudos para fusão ou transformação em departamentos de outras secretarias. O governador inicia neste mês de janeiro as mudanças no novo governo pelas secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Produção Rural (Sepror), mas a reforma só será finalizada em fevereiro com o retorno da atividade parlamentar na ALE-AM.

Reeleito com 869.992 votos para o governo do Amazonas pela coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’, que reuniu 16 partidos, José Melo agradeceu ao apoio de todas as pessoas envolvidas na campanha. Destacou o empenho do ex-governador Omar Aziz, senador eleito pela coligação, e da sua esposa, a presidente municipal do PSD, Nejmi Aziz. Ressaltou a participação de Henrique Oliveira e do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na eleição vitoriosa.

José Melo enfatizou que vai continuar a parceria com a Prefeitura de Manaus, ampliando as ações para saúde, educação e mobilidade urbana. Prefeituras do interior também receberão ajuda do governo em ações conjuntas, anunciou. “Aos meus amigos prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios reafirmo a decisão de que vamos atuar em conjunto no enfrentamento das questões mais graves que afligem o nosso povo interiorano e que haverá empenho especial de toda a equipe da administração estadual para integrar de uma vez por todas cada rincão mais distante ao conjunto de oportunidades econômicas e sociais que o Estado pode propiciar, integração que há de ser conduzida também por molas impulsionadoras da produção rural, em particular a piscicultura”, disse.

O vice-governador, Henrique Oliveira, que foi empossado nesta quinta-feira ao lado do governador José Melo, disse estar ciente de que sua função constitucional é a de substituir o governador em eventuais necessidades, como nas ocasiões em que o chefe do Executivo estiver ausente do Estado. Mas disse também que estará à disposição do governador para aquilo que ele achar necessário.

Henrique disse sentir-se muito prestigiado pelo governador e que se colocará como uma das ferramentas que Melo terá no governo. “Eu estou à disposição para assumir a posição que me for dada. Se for para pegar uma roçadeira, uma enxada e abrir ramais, se for para fazer consultoria para ajudar, eu quero estar nas ruas que foi sempre uma marca registrada na minha vida pública. Estar ouvindo as pessoas e levando ao  conhecimento do governador José Melo quais são as necessidades mais prementes”, destacou. 

Comentários