JV MANAUS - Fórum Social Mundial da Biodiversidade acontece em Manaus



Mudanças climáticas, resíduos sólidos e cadeia produtiva da castanha serão temas de debate da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) durante o Fórum Social Mundial da Biodiversidade, que acontece de 26 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções Vasco Vasques (avenida Pedro Teixeira, ao lado da Arena da Amazônia, zona centro-oeste).
A programação da SDS no evento inicia no dia 28, às 14h, com a grande plenária “Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical”, com a participação da secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kamila Amaral.
Esses temas se referem às demandas de movimentos sociais, articuladas pelo Fórum, tais como: mudanças climáticas e direitos humanos; bacias hidrográficas como base de planejamento; agroecologia; segurança e soberania alimentar; biodiversidade; bioética e o outro mundo possível; trabalho decente e transição justa: meio ambiente sob a perspectiva sindical.





Através da troca de experiências de entidades e movimentos sociais, ele estimula os participantes a situar suas ações em âmbito local e nacional. Busca a participação ativa nas instâncias internacionais em questões de cidadania planetária, introduzindo na agenda global as próprias práticas transformadoras experimentadas na construção de um mundo novo solidário.
As instituições convidadas são o Ministério do Meio Ambiente, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a Prefeitura Municipal de Manaus, o Sistema Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ministério Público Federal, Fundação Vitória Amazônica, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
A etapa Manaus é preparatória ao Fórum Social Mundial da Biodiversidade que acontece na Tunísia no mês de março deste ano, e a próxima reunião da COP 21, na França, em dezembro.

Comentários