JV MANAUS - Temporada de Cruzeiros vai trazer oitavo navio a Manaus



O oitavo navio da temporada de cruzeiros chega nesta terça-feira, 13, a Manaus com 570 pessoas. O M/S Hamburg vem de Iquitos, no Peru, e tem a língua alemã como idioma predominante. A embarcação chega às 7h no Porto de Manaus com saída prevista para às 19h do mesmo dia.
Somente no mês de janeiro a temporada vai trazer à cidade mais de dois mil visitantes. Todos serão recepcionados pela equipe da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e receberão material informativo sobre a cidade. As boas-vindas ocorrem em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explicou que além da recepção feita pela fundação, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) também receberão reforço. “Esta época recebemos um número significativo de visitantes e é necessário reforçar o atendimento. Todos os três CATs administrados pela Manauscult recebem maior empenho das equipes e reforço de material”. 


Desde o início da estação dos navios, em novembro de 2014, cerca de seis mil turistas já passaram por Manaus. A expectativa é que até maio desde ano, com o término da temporada, mais de 15 mil pessoas tenham passado pela cidade. Os navios vêm de locais distintos, como o Caribe, Peru, Uruguai e até da Europa.

Economia

Segundo dados da Amazonastur, a temporada 2014/2015 de cruzeiros marítimos vai injetar na economia do Estado cerca de U$ 3,3 milhões. O valor é 12,81% maior em relação à temporada passada, quando o valor deixado pelos turistas foi de U$ 2,9 milhões. Outro ponto positivo é o aumento do número de navios norte-americanos, com 10 transatlânticos. Na última temporada, foram apenas sete navios.

Parceiros
A temporada conta com o apoio do Grupo de Gestão Integrada (GGI-Turismo) do qual fazem parte os órgãos que atuam direta ou indiretamente no receptivo dos navios, como as polícias Federal, Militar e Civil, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Manauscult, Amazonastur, a administração do porto, entre outros.

Comentários