33 parlamentares eleitos no Amazonas tomam posse neste domingo (1º)



Edifício-garagem da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas é um dos locais que serão utilizados para estacionar veículos durante os jogos (Foto: Mário Oliveira)
Os 24 deputados estaduais eleitos nas eleições 2014 que vão fazer parte da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) irão tomar posse no domingo, dia 1º de fevereiro de 2015. A cerimônia, que será realizada no plenário Ruy Araújo, às 10h, deverá ser seguida pela votação dos membros da Mesa Diretora do biênio 2015/2016. Em Brasília, o senador eleito pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD), e outros oito deputados federais serão empossados no plenário Senado Federal.
Do total de parlamentares eleitos no estado, 14 deputados foram reeleitos. Na composição da Casa, o PSD e PMDB ocupam três cadeiras, cada. Para a Câmara Federal, entre os candidatos eleitos, três conseguiram a reeleição. São eles: Átila Lins (PSD), Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PSD).

Na capital, a Sessão de Posse na Assembleia será presidida pelo deputado estadual mais idoso, o parlamentar Belarmino Lins (PMDB), auxiliado por um secretário, e na sequência será convocada a segunda Reunião que escolherá a nova Mesa Diretora.
Durante a cerimônia, Belarmino Lins convidará um dos deputados eleitos para secretariar os trabalhos. Haverá o cumprimento do que determina o artigo 6º do Regimento Interno, com a leitura do compromisso com a Constituição da República e do Estado do Amazonas e o primeiro juramento, procedimento seguido pelos demais empossados. Após a coleta de assinatura do termo de posse dos deputados e instalação da 18ª Legislatura, será iniciada uma reunião preparatória para escolha do novo presidente e os membros da Mesa Diretoria da Assembleia.A eleição vai escolher o presidente, o 1º, 2º e 3º vice-presidentes, secretário geral, 1º e 2º secretários e ouvidor/corregedor.
Segundo a assessoria de comunicação da Aleam, a sessão Legislativa da 18ª legislatura será realizada na terça-feira (3), às 10h.

Na capital Federal, Omar Aziz, eleito com 930 mil votos, tomará posse no cargo. A solenidade está prevista para ocorrer às 15 (horário oficial de Brasília). Também serão empossados para mandatos na Câmara Federal: Artur Bisneto (PSDB), Silas Câmara (PSD), Alfredo Nascimento (PR), Marcos Rotta (PMDB), Hissa Abrahão (PPS), Pauderney (DEM), Atila Lins (PSD) e Conceição Sampaio (PP).
Veja a lista pelo número de deputados de cada bancada na Aleam:

PSD
Josue Claudio de Souza Neto
Luis Ricardo Saldanha Nicolau
David Antonio Abisai Pereira de Almeida
PSB
Serafim Fernandes Correa
PDT
Dermilson Carvalho das Chagas
PMDB
Belarmino Lins de Albuquerque
Jose Wanderley Dallas Rei Dias
Vicente Lopes de Souza
PROS
Sidney Ricardo de Oliveira Leite
PP
Adjuto Rodrigues Afonso
PT
José Ricardo Wendling
Sinésio da Silva Campos
PV
Platiny Soares Lopes
PC do B
Alessandra Campêlo da Silva
PRB
Carlos Alberto de Castro Almeida
PTN
Abdala Habib Fraxe Junior
Orlando Gualberto Cidade Filho

PSDB
João Bosco Gomes Saraiva
Frank Luiz da Cunha Garcia
PR
Alcimar Maciel Pereira
Sebastião da Silva Reis
PSC
Francisco Souza
PPS
Luiz Castro Andrade Neto
DEM
José Augusto Ferraz de Lima

Comentários