JAMBO VERDE - FVS/Atalaia do Norte encontra mosquitos da dengue em embarcação


A FVS – Fundação de vigilância em Saúde, em Atalaia do Norte, juntamente com a Secretaria de Meio ambiente e a Coordenação de Vigilância Sanitária, realizaram busca ativa no Barco/Navio Voyager V, que está infectado com Aedes Egypt, mosquitos da dengue, e pela segunda vez a embarcação é notificada. Na busca ativa, os agentes de endemias, encontraram mosquitos e larvas em poças, lonas e pneus da embarcação, que transporta cargas e passageiros. Os agentes recolheram larvas e capturaram mosquitos, que vão ser estudados nos laboratórios da FVS. Para que houvesse a averiguação. Os agentes contaram com a colaboração do proprietário do Navio Voyager VI, senhor Luiz P. Araujo, não mediu esforços para contribuir com as autoridades sanitárias do município.
Para Luiz P. Araujo, proprietário da embarcação, este serviço de combate a dengue em embarcação de linha entre Manaus e cidades do Alto Solimões, apenas os agentes de endemias de Atalaia do Norte, estão a realizar esse tipo de fiscalização. Isto demonstra o comprometimento dos agentes com a saúde da população, disse.
O Coordenador da FVS em Atalaia do Norte, Ney José, disse que é uma grande preocupação, já que o município ainda está livre da doença. E que todo cuidado é pouco, já que enfrentamos o problema da malária que afeta a sede e a zona rural do município, disse Ney José.
Além da busca ativa realizada pela FVS, realizou aplicação do veneno contra os mosquitos, através de fumacê, e a coordenadoria municipal de Vigilância Sanitária, realizou vistoria na embarcação e nas mercadorias que estavam sendo desembarcadas para o comercio local. Averiguando a validade e o estado dos produtos no local de desembarque.

Comentários