JAMBO VERDE - Prefeito Nonato Tenazor reune-se com professores indigenas



A Prefeitura de Atalaia do Norte, por meio da Secretaria municipal de educação, realizou uma reunião nesta Quinta-feira (5), com o corpo de professores indígenas do Vale do Javari. Na reunião, tratou-se de assuntos relacionados às atividades educacionais nas Aldeias. Um dos assuntos discutidos, o consumo de bebidas alcoólicas por professores, já que em algumas aldeias o índice de consumo é imenso, assim, envolvendo os jovens também nesse processo.
Os indígenas também reivindicaram a construção de escolas, já que a maioria das escolas não tem estrutura para atender as necessidades tanto de alunos e professores. Os Professores, também aproveitaram a presença do Prefeito Nonato Tenazor e a secretaria de educação Maria Edmar, para exigir capacitação a professores que lecionam no ensino médio.

Os indígenas, também se queixaram da conduta de professores, que sem portam mal diante da população indígenas, que não respeitam as tradições dos povos indígenas. Exigiram que a secretária de educação tomasse medidas cabíveis sobre o ocorrido.
O Prefeito Nonato Tenazor, concordou plenamente com as exigências, já que é educação é direto dos povos indígenas do Vale do Javari. E autorizou a secretaria Maria Edmar tomar as devidas providencias. O prefeito Nonato Tenazor, anunciou que a prefeitura, por parte da Semed, vai implantar o Pro Jovem Campo, que será implantado na Aldeia Lobo, iniciando com 25 alunos, que receberão 100 reais para estudarem.
Outras reivindicações foram feitas por lideranças indígenas, como transporte escolar, rapidez na distribuição da merenda escolar nas aldeias e a construção de escolas na área. A Semed anunciou que já está em conta recursos para construção da escola de duas salas, na comunidade de Massapê, no Rio Itacoai, avaliada em 244 mil reais.

Comentários