JAMBO VERDE - Cães de rua estão gerando problemas em Atalaia do Norte



A cidade de Atalaia do Norte, no Alto Solimões, está enfrentando um problema com centenas de cães que perambulam por praças e ruas. Situação que já é rotineira para os pedestres,  um ambulantes, taxista e comerciantes, ao encontrarem fezes e muita sujeira, já que os cães rasgam as sacolas depositadas nas lixeiras com lixo, a procura de comida. Outro problema ocorre pela noite, nas ruas com pouca ou nenhuma iluminação, os cães em bando, atacaram pessoas, gerando medo principalmente, crianças e mulheres.
Segundo averiguamos, os cães estão em bandos nas praças e em restaurantes, pelo fato dos clientes jogarem sobras de comidas para os cães. Fato que é bem visível nas Praças de Alimentação Vale do Javari e da Mangueira.
Em conversa com a Secretaria de Saúde, a senhora Jositeia Vanessa, “a situação dos cães em Atalaia do Norte, é um problema imenso, já que a atual legislação não permite mais o abatimento dos cães. E que o município deve recolher os cães em um canil. A Secretaria ressaltou ainda, que uma saída é a castração dos cães machos, necessitando a contratação de um veterinário para a execução,” disse.
Vanessa salientou ainda que a SEMSA, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, estuda proposta para apresentar ao ministério da saúde e secretaria de saúde do estado do Amazonas. A maioria dos cães que estão à solta, tem proprietário, que não procuram os animais.

Comentários