JAMBO VERDE - Homens e mulheres indigenas do Vale do Javari protestam por mais direitos



A data de 19 de Abril, que comemora o Dia do Índio no Brasil, não passou despercebida pelos indígenas do Vale do Javari. Que realizaram uma caminhada pela rua da cidade de Atalaia do Norte, para pedir respeito aos homens e mulheres indígenas, além de reivindicarem mais Saúde e Educação nas aldeias do Vale do Javari. Eram cerca de 200 indígenas, onde prevaleceu a grande maioria, que formada pelas etnias Marubo e Matis. As etnias Mayoruna e Kanamary, estavam em numero menor, mas não deixaram de dar um forte recado aos governos Municipal, Estadual e Federal, exigiram o direito à felicidade, com tudo que lhes foi garantido durante os anos.
O Povo Matis, trazia a frente uma faixa, afirmando, que o respeito, é melhor forma de conquistar alguém, que passe, a respeitar os povos indígenas do Vale do Javari. No protesto, os indígenas também questionaram sobre a PEC 215/2000, que retira das mãos do governo as homologações das reservas, passando para a Câmara dos Deputados, afirmam que não se pode tirar direitos dos povos indígenas do Brasil, conquistados na Constituinte de 1988.

A PEC Inclui dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas; estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação sejam regulamentados por lei.
 Outras reivindicações também foram feitas ao gestor do município, Nonato Tenazor, onde questionaram a construção de escolas nas aldeias da reserva. Porém, lembraram também do administrador da SESAI no município, Heródoto Jean de Sales, pedindo melhorias aos indígenas, que chegam a cidade em busca de tratamento médico.
Para a maioria dos lideres, a data alusiva que comemora o dia do Índio, não representa a luta constante dos povos pelo Brasil, afirmou o representante indígena, vereador Manoel Chorimpa, ao JV.


Comentários