Seinfra dará apoio às prefeituras do interior do Estado que serão contempladas com reforma e construção de aeroportos pelo Governo Federal



Encerrou nesta sexta-feira, 24 de abril, no auditório da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a rodada de negociações entre os representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Banco do Brasil e das 25 prefeituras envolvidas na construção e reforma dos aeroportos do interior do Estado do Amazonas. A presença dos prefeitos e representantes dos municípios beneficiados permitiu a exposição das propostas do Governo Federal, via SAC e Banco do Brasil, bem como a apresentação dos projetos de cada município. Depois desta reunião, a previsão é de que as obras de reforma e construção de novos aeroportos se iniciem no segundo semestre deste ano.

Os municípios beneficiados são São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos, Maraã, Fonte Boa, Parintins, São Paulo de Olivença, Jutaí, Uarini, Itacoatiara, Amaturá, Tefé, Codajás, Maués, Coari, Nova Olinda do Norte, Borba, Tabatinga, Carauari, Manicoré, Eirunepé, Lábrea, Humaitá, Pauiní e Boca do Acre. Os investimentos – a fundo perdido, giram em torno de R$ 1 bilhão, com verba oriunda do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). A Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra participa prestando apoio institucional aos prefeitos e com a elaboração de projetos.


Participaram da reunião, além da secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar; Eduardo Bernardi, da SAC; Márcio Mafilli, coordenador de Planejamento da SAC; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Antonio Stroski; o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Wilson Martins; e o secretário executivo da Seinfra, Emerson Redig.

As três reuniões, realizadas entre os dias 23 e 24 de abril foram consideradas bastante proveitosas e esclarecedoras por todos os que participaram do evento. Elas abordaram temas como a Evolução do Programa de Aviação Regional no Estado do Amazonas; Regularização de Convênios de Delegação e Apresentação dos Projetos; e Detalhamento dos Investimentos Previstos, dentre outros temas.

No decorrer do encontro desta sexta-feira, 24, os prefeitos delinearam suas dúvidas e problemas enfrentados pelos seus municípios para implementar os projetos apresentados. O prefeito de Maués, Carlos Góes, considerou da mais alta importância o encontro, por permitir a discussão dos problemas locais e os esclarecimentos prestados pelas autoridades presentes. O prefeito de Maués informou que o seu município saiu na frente nesse processo, inclusive no que diz respeito ao licenciamento ambiental para a obra.

O secretário geral da SAC, Eduardo Bernardi, explicou que o Governo Federal quer criar as condições necessárias para que os aeroportos do interior brasileiro possam operar de acordo com as normas exigidas pela Secretaria e pelo mercado. Segundo ele, a prioridade dada ao Amazonas está ligada à escassez de outros modais, como o rodoviário, que permitam a interligação rápida entre os municípios e destes com a capital.

Comentários