Barco PAI inicia ações de cidadania de 2015 em Itacoatiara



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove a partir desta segunda-feira, 25, até o dia 30, no município Itacoatiara (a 265 quilômetros de Manaus), ação de cidadania com emissão gratuita de documentação básica (Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social) e atendimentos com distribuição de medicamentos, serviços bancários, de atenção à mulher,  fotografia, reprografia e plastificação. Além disso, será parceiro do projeto Ação Global que será realizado na cidade no dia 30.
O trabalho será realizado no navio Zona Franca Verde do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) e se estende no período de 1º a 3 de junho à comunidade São Francisco do Caramuri, próxima da cidade. Na localidade, excepcionalmente, será oferecido o serviço de orientação sobre o acesso aos benefícios da Previdência Social.

A embarcação saiu do porto São Raimundo, no bairro São Raimundo, zona oeste, no último sábado, 23, às 15h. Mais de 30 servidores da Sejusc e das secretarias de Saúde (Susam), Segurança Pública (SSP), Banco do Brasil e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão envolvidos no trabalho.
A secretária da Sejusc, Graça Prola, disse que, em 11 anos (2003 a 2014), o projeto PAI realizou mais de 4,2 milhões atendimentos em 56 sedes de municípios e em 340 comunidades rurais e indígenas do Amazonas. “E todo esse trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente como o maior projeto social em atividade no mundo. É um projeto que leva cidadania em comunidades cujo acesso é apenas pelos rios e seus moradores não tem condições de ir à sede ou mesmo a capital para emitir um documento básico como certidão de nascimento, por exemplo”, informou.

Comentários