O Governo do Amazonas, por meio
da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc),
promove a partir desta segunda-feira, 25, até o dia 30, no município
Itacoatiara (a 265 quilômetros de Manaus), ação de cidadania com emissão gratuita
de documentação básica (Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF,
Carteira de Trabalho e Previdência Social) e atendimentos com distribuição de
medicamentos, serviços bancários, de atenção à mulher, fotografia,
reprografia e plastificação. Além disso, será parceiro do projeto Ação Global
que será realizado na cidade no dia 30.
O trabalho será realizado no
navio Zona Franca Verde do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) e se estende no
período de 1º a 3 de junho à comunidade São Francisco do Caramuri, próxima da
cidade. Na localidade, excepcionalmente, será oferecido o serviço de orientação
sobre o acesso aos benefícios da Previdência Social.
A embarcação saiu do porto São
Raimundo, no bairro São Raimundo, zona oeste, no último sábado, 23, às 15h.
Mais de 30 servidores da Sejusc e das secretarias de Saúde (Susam), Segurança
Pública (SSP), Banco do Brasil e do Instituto Nacional de Seguridade Social
(INSS) estão envolvidos no trabalho.
A secretária da Sejusc, Graça Prola,
disse que, em 11 anos (2003 a 2014), o projeto PAI realizou mais de 4,2 milhões
atendimentos em 56 sedes de municípios e em 340 comunidades rurais e indígenas
do Amazonas. “E todo esse trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente
como o maior projeto social em atividade no mundo. É um projeto que leva
cidadania em comunidades cujo acesso é apenas pelos rios e seus moradores não
tem condições de ir à sede ou mesmo a capital para emitir um documento básico
como certidão de nascimento, por exemplo”, informou.
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