Bar do Armando ganha placa de Patrimônio Cultural e Imaterial



O tradicional Bar do Armando, localizado no Centro, ganhou, na noite desta quarta-feira, 26, a placa que reconhece o local como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas. O bar conhecido pelos amazonenses, principalmente, pela boa música, cerveja gelada e o sanduíche de pernil, ganhou fama internacional após se tornar um dos points mais agitados durante a Copa do Mundo, visitado principalmente pelos ingleses, mas que reuniu visitantes de vários países.

O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Bosco Saraiva e sancionado pelo governador José Melo, contempla outros dois bares também localizados no Centro Histórico: o Caldeira e o Jangadeiro, ambos com riquíssimas histórias das noites boêmias.


“Os poetas, os compositores, os intelectuais, os políticos construíram a história destes três bares. O Bar do Armando é imaterial. Eu falo do seu pensamento, da sua irreverência, da Banda da Bica. A lei veio apenas para consolidar aquilo que o povo já tinha criado e construído”, declarou Bosco Saraiva.

Para a família, o reconhecimento oficial imortaliza, em definitivo, o trabalho de um homem que se tornou ícone para uma geração.
“Ele dedicou a vida ao trabalho e ele fez desse trabalho, também um lazer. Aqui ele construiu grandes amigos, criou os filhos e muitas pessoas que frequentaram o bar, tinham no meu pai a figura de um pai mesmo. O tombamento vem como um reconhecimento de todo um trabalho dedicado à cidade de Manaus”, afirmou emocionada Cláudia Soeiro, filha de Armando.

A primeira-dama, Goreth Garcia Ribeiro, esteve no Bar do Armando representando o prefeito Arthur Virgílio Neto. Como Manaus é uma das sedes das Olimpíadas 2016, a expectativa é que o local atraia ainda mais turistas, movimentando as noites manauaras.

“O Bar do Armando vai continuar crescendo como patrimônio da nossa cidade. Aqui se faz cultura, lazer de qualidade, aqui se respeita os direitos humanos, se respeita o direito da criança e do adolescente. É um bar que está no coração da cidade, que está no nosso coração. Vida longa ao Bar do Armando. Vida longa e bela”, concluiu Goreth Garcia Ribeiro.

Comentários