Governo do Estado anuncia apoio aos municípios em Situação de Emergência por conta das queimadas e estiagem



O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, vai apoiar os municípios de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus em linha reta) e Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus em linha reta), que decretaram Situação de Emergência por conta das queimadas e estiagem, respectivamente.
O município de Barcelos, no Alto Rio Negro, apresentou, em janeiro deste ano, 375 focos de incêndio. No mesmo mês de 2015 foram apenas seis. Nesta região, as chuvas estão abaixo do normal para o período. De acordo com secretário do órgão, Presidente Figueiredo, localizado na calha do Rio Negro, também apresenta situação atípica, com níveis baixos de precipitação.


Situação de Alerta - Outros municípios do Alto Rio Negro também apresentam anormalidade e já estão em Situação de Alerta por conta da estiagem, procedimento que precede a Situação de Emergência. São eles: Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. Esta última cidade, por exemplo, registrou a menor vazante no dia 18 de março de 1980 e hoje está a 64 centímetros de atingir a cota mínima.

“Caso esses municípios também entrem em Emergência, a Defesa Civil do Estado já tem um plano de contingência que prevê o transporte de mantimentos, medicamentos e água potável, de acordo com a necessidade de cada um”, garantiu o secretário do órgão.

Avaliação técnica - Desde o último dia 6, técnicos da Defesa Civil AM estão nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos para orientar as Defesas Civis Municipais nos procedimentos de avaliação de desastre e monitoramento dos rios. Os agentes também estão coletando dados do quantitativo de população afetada nas localidades e a situação socioeconômica das famílias.
“Para Presidente Figueiredo, o Governo do Amazonas vai firmar um convênio da ordem de R$ 100 mil para a contratação de carros-pipa que vão garantir o abastecimento de água potável nas comunidades. Em Barcelos, brigadistas e bombeiros já estão controlando a situação das queimadas”, informou o coronel Fernando Pires Junior, secretário executivo da Defesa Civil do Estado.

Comentários