Manaus tem 1,3 mil casos confirmados de zika vírus


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou nesta quarta-feira, 25, o 43º Informe Epidemiológico da Febre do Zika Vírus. Manaus continua com apenas um caso confirmado de microcefalia relacionado ao vírus (adquirido em Boa Vista) e 1.300 casos confirmados de infecção pelo zika vírus, sendo 212 grávidas.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informou que a Semsa está com 1.684 brigadas de combate ao Aedes egypti implantadas na cidade, com 8.782 pessoas capacitadas para combater o mosquito, que transmite, além do zika, os vírus da dengue e chikungunya. “Além de mais de mil agentes que temos diariamente nas ruas para eliminar os criadouros, nossas equipes estão em alerta para evitar uma epidemia de zika, onde a maior preocupação é a transmissão para os bebês, pelo risco de microcefalia. Até o momento, descartamos mais quatro casos com a doença, e sete permanecem em investigação. A luta é diária”, afirmou.


Homero voltou a alertar a população para não baixar à guarda contra o mosquito Aedes aegypti e pediu que todos, pelo menos uma vez por semana, durante dez minutos, façam uma inspeção dentro de casa e no quintal, para eliminar qualquer depósito de água acumulada e evitar que as fêmeas depositem seus ovos. “Todo cuidado é pouco. As pessoas têm que checar, além de pneus, vasos de plantas e garrafas, também depósito de geladeira, bebedouro, vasilhas de animais e devem fechar caixas d’água, tambores e também não deixar lixo acumulado em quintais”, orientou.

O secretário enfatizou que no Informe Epidemiológico do Zika Vírus em Manaus, até o dia 25 de maio, a capital registrou 4.356 casos suspeitos de zika vírus, sendo que 1.300 foram confirmados por laboratório, 1.667 foram descartados e 1.389 ainda se encontram em investigação. Entre mulheres grávidas, o número de casos de zika suspeitos chega a 836, com 212 confirmações, 362 casos descartados e 262 ainda em investigação.

O secretário disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já recebeu 4.791 denúncias de focos do mosquito por meio do Disque Saúde (0800-280-8280) e que 4.370 locais já foram vistoriados pelos agentes de endemias e pelos drones (equipamento de sobrevoo usado para identificar remotamente locais considerados de risco). “Nossas equipes estão todos os dias eliminando focos do mosquito, com motofog, carros fazendo o fumacê, ações para evitar a proliferação e a transmissão de doenças. A população é nossa grande parceira e não pode baixar à guarda contra o Aedes”, declarou.

Outro dado citado pelo secretário são as fiscalizações da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) em locais de alto risco de transmissão do mosquito, que já realizaram 1.218 inspeções, com 110 autuações.

Comentários