Amazonas Saúde Itinerante leva consultas de Oftalmologia aos municípios de Coari, Juruá e Tefé

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, levará suas ações a mais três municípios, a partir do dia 20 deste mês. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, as cidades contempladas são Coari, Juruá e Tefé, que receberão jornadas de atendimento na especialidade de Oftalmologia.

“A previsão é que, 1.100 pessoas sejam atendidas com essas ações. Elas terão acesso à consulta médica e, nos casos em que houver prescrição, receberão os óculos fornecidos pelo programa gratuitamente”, destacou o secretário. Os pacientes que serão atendidos já estão sendo triados pelas unidades básicas de saúde dos três municípios.


Em Coari, a ação de atendimento acontece no período de 20 a 24 deste mês, com previsão de realização de 400 consultas. Em Juruá, o atendimento está programado para ocorrer de 1º a 5 de julho, com 300 consultas. Tefé receberá a ação no período de 5 a 10 de julho, com estimativa de 400 atendimentos.

Acesso - Coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), o Amazonas Saúde Itinerante foi criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso das pessoas que vivem no interior a serviços de diagnósticos e tratamentos que antes eram oferecidos somente na capital. No Ano passado, o programa realizou 102 ações, executadas em 55 municípios, totalizando mais de 38,6 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e dispensação de óculos.

Neste ano, as ações do programa já foram levadas aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Apuí, Silves e Beruri, totalizando mais de 3,9 mil atendimentos. 


Comentários