sábado, 4 de junho de 2016

JAMBO VERDE - Mais de 800 pacientes com diarreia e vômito deram entrada na UPA em Tabatinga em 02 semanas



A enfermeira Fabiana Casimiro da Coordenação de Epidemiologia de Tabatinga, em entrevista nesta sexta-feira (03), a Rádio Nacional do Alto Solimões informou que mais de 800 pacientes apresentando vômito e diarreia foram atendidos entre os dias 23 e 30 maio na Unidade de Pronto Atendimento – UPA no município de Tabatinga, no Amazonas.

Segundo a Diretora da UPA, Pauline Campos, todos foram diagnosticados com virose gastro intestinal:
 “Pelos atendimentos aqui na unidade, pela informação que os médicos tão atendendo me passaram o quadro é bem característicos de virose, não é contaminação por água, alguns quadros já vem com febre, pelo tipo de exame que também colheram em alguns pacientes percebem que é um quadro realmente de virose. A gente sabe que a virose ela passa realmente um para o outro por via respiratória.


Marinete Rocha foi uma dessas pacientes lotou a UPA de Tabatinga. Ela e a família ainda se recuperam da doença:“Eu, meu filho, meu pai, minha sobrinha quase a minha família inteira, começamos com dor de barriga, aí cada hora foi aumentando, já veio vômito, já veio a febre uma dor insuportável. No momento estou recurando, ainda estou me sentindo muito fraca, ainda estou sentindo muita vontade de vomitar, dor de barriga quando a gente vai médico eles pedem só pra gente mesmo se hidratar, tomar bastante soro, bastante líquido.”

A médica Pauline Campos diz que a cidade de Tabatinga vive um surto de virose e recomenda cuidados:
“E a gente recomenda que nesse período de surto as pessoas evitem locais aglomerados, observar as crianças que tão em escolas pra que se identifique caso desse rota virus tente tá em locais mais ventilados. E já no início do quadro a preocupação maior é evitar a desidratação, então tomar bastante líquido.”

A vigilância Epidemiológica de Tabatinga acompanha os casos. Na segunda-feira, sete amostras de exames foram encaminhadas para Manaus para análise.

Texto: Otto Franco- Rádio Nacional do Alto Solimões 96,1FM

0 comentários:

Postar um comentário