Ketlen Vieira é a primeira mulher amazonense no UFC e já tem previsão para entrar no octógono



O Amazonas passou a ter mais um integrante na maior organização de MMA do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC). Trata-se da lutadora Ketlen Vieira, que assinou contrato com a franquia e se tornou a primeira mulher amazonense a fechar com a organização. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 21, em coletiva realizada no auditório da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Ketlen estava ao lado do titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima, e do secretário municipal de esportes, Luís Neto.


“Ketlen Fenômeno”, como é mais conhecida, iniciou na arte suave aos 12 anos e hoje, aos 24, coleciona um currículo de ouro no mundo da luta. Ela é faixa preta de Jiu-Jítsu, marrom de Judô, já integrou as seleções brasileiras de judô e luta olímpica, foi campeã nacional de wrestling, tem um cartel de seis lutas e seis vitórias e agora se prepara para em breve entrar no octógono mais desejado do planeta. A aposta é que em setembro ela já faça sua estreia pelo Peso Galo, 61Kg.

“Eu mesma ainda não estou acreditando que tudo isso tudo é real, acho que só vou processar realmente quando fizer a minha primeira luta. Porém, mantenho os pés no chão, pois esta foi mais uma etapa conquistada daquilo que é o meu objetivo. Agora é focar, treinar muito e fazer jus a esta confiança que todos estão depositando em mim. Aproveito para agradecer a Deus, minha família, treinadores, amigos e aos secretários de esportes”, disse Ketlen.

O titular da Sejel, Fabricio Lima, parabenizou a atleta pela conquista e afirmou que a lutadora simboliza um dos maiores exemplos no esporte local. “É uma felicidade muito grande acompanhar o crescimento profissional da Ketlen. Com mais este passo, ela não se torna apenas a primeira mulher amazonense a ingressar no UFC, como também vai carregar a responsabilidade de ser de ser o exemplo para tantas manauaras, que sonham com mais espaço nos eventos de luta. Não tenho dúvidas que este é um somente mais um capítulo de uma história cheia de vitórias e que estaremos aqui para apoiar”, comentou Lima.

Ketlen continua em Manaus
O empresário da atleta, Samir Nadaf, afirmou que a lutadora continuará realizando seus treinos em Manaus, mas deve intensificar a ida à Nova União do Rio de Janeiro, sob o comando de Dedé Pederneiras, a cada ciclo. A equipe de Ketlen conta atualmente com os profissionais Márcios Pontes (MMA), Cosme Júnior (Muay Thai), Elieser Praia (Boxe) e Fernando Barros (Jiu-Jítsu).
“Ketlen é merecedora de tudo isso e através do matchmaker Sam Shelby conseguimos fechar este contrato de quatro combates, inicialmente, e a previsão é que ela lute em setembro, quando acontece um UFC no Brasil. Havia uma luta prevista para a Ketlen em junho, pela OX MMA, no Rio de Janeiro, mas agora a exclusividade é toda do Ultimate”, destacou Nadaf, ao contar que desde a terceira luta da amazonense, ela vem sendo sondada pela franquia.

Acostumado a ter atletas no UFC, como José Aldo e Dileno Lopes, o técnico Márcio Pontes (Nova União) conta que para consolidar a carreira, Ketlen treina cerca de seis horas de segunda a sábado, tanto a parte física, como técnica e funcional. “Ela não foi contratada à toa. Sempre se esforçou e vai continuar se dedicando. Eu fico feliz como técnico e, se Deus quiser, ela vai nos dar ainda muitas conquistas. Vai inspirar muita gente e continuará com seu cronograma de treinos, mesclando intercâmbios. Ela é uma atleta completa e igual não tem”, considerou.

Comentários