Tocha olímpica desembarca no Aeroporto Internacional de Manaus



 G1Amazonas
A Tocha Olímpica desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, na manhã deste domingo (19). O símbolo dos Jogos Rio 2016 será conduzido por um trajeto de aproximadamente 39 km na capital. Na segunda-feira (20), o revezamento será nos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo. 
O desembarque da ocorreu às 8h50 no Terminal de Cargas (TECA). Algumas pessoas acordaram cedo para acompanhar a chegada da tocha e do fogo olímpico. Entre elas, a dona de casa Roseane Pantoja, de 45 anos, que saiu de casa com a família às 5h para ir até o aeroporto.
"Assim que soubemos eu fiz questão de que todos viessem. Esse é um momento histórico para a nossa cidade. É uma coisa que meus filhos vão poder contar pros filhos deles, para os netos. É importante esse momento para percebermos que o Brasil deve ficar unido mesmo em momentos de dificuldade como esse", disse Roseane.

Um grupo de ciclistas se reuniu para acompanhar o revezamento da tocha em Manaus. os amigos pretendem seguir o trajeto que inicia na Zona Oeste.
"Esse é um momento único para mim, para a cidade, um momento de união. Como já faço percursos longos, pensei: 'porque não seguir a tocha e documentar tudo isso do jeito que eu puder?'. Quero mostrar para as pessoas daqui, minha família, os amigos de fora", disse o ciclista boliviano Milton Agrade, de 51 anos.
Trajeto da tocha em Manaus
O revezamento inicia na Avenida Santos Dumont, seguindo pela Torquato Tapajós e Constantino Nery, com parada na Arena da Amazônia, por volta das 10h45, local onde ocorrerão seis jogos da primeira fase do torneio olímpico de futebol.
Saindo da Arena da Amazônia, a Tocha visitará o Centro Histórico de Manaus, com trajeto envolvendo o Paço da Liberdade, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e o Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião. A Tocha passa ainda pela avenida Álvaro Maia, finalizando o primeiro estágio do trajeto, às 13h27.
À tarde, a Tocha Olímpica estará na Zona Leste de Manaus, com trajeto iniciando na rotatória do São José, onde deve chegar as 14h49, passando por toda a extensão da avenida Autaz Mirim e na avenida Itauba, até o cruzamento com  a avenida Mirra.
O símbolo Olímpico atravessará ainda pela Ponte do Rio Negro, por volta das 17h22, no sentido Iranduba/Manaus, segue pela Avenida Coronel Cyrillo Neves, a Av. Brasil e a Avenida Coronel Teixeira às 18h09, partindo para o ápice do evento: “Celebração da Cidade”, no anfiteatro da Ponta Negra, que deverá ocorrer às 19h20. No local haverá shows musicais de artistas como  The Stone Ramos e Marcio Cigano, shows dos bumbás Garantido e Caprichoso e banda Rabo de Vaca. As apresentações iniciam às 15h30.
Segurança
Um forte esquema de segurança foi montado para o revezamento da Tocha Olímpica, em Manaus. Equipes de cerca de 40 órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal trabalharão durante a passagem.
Monitoramento do clima
Técnicos do Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), da Defesa Civil do Amazonas iniciaram um especial de monitoramento meteorológico como parte da operação “Tocha Olímpica”. As possibilidades de vendavais ou temporais, durante a passagem da tocha por Manaus e região metropolitana são monitoradas.
“Baseados em dados que serão fornecidos pelo Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia (SIPAM), nossos agentes farão uma avaliação  meteorológica especial, no intuito de identificar possíveis eventos naturais extremos que possam atrapalhar a passagem da tocha por alguns locais da capital e municípios”, afirmou o secretário da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior, por meio de assessoria de imprensa.
Se for constatado algum impedimento climatológico, como ventos acima de 50 quilômetros por hora, a Defesa Civil AM fará o alerta aos órgãos que compõem o sistema de segurança. Entre as medidas que podem ser adotadas nesse caso, está à interdição da ponte Rio Negro (um dos trajetos da tocha), com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e da população em geral.

Comentários