Amazonas Saúde Itinerante estará em cinco municípios, em julho, com a oferta de 1,7 mil atendimentos



Cinco municípios recebem, neste mês de julho, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). A previsão, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, é de realização de 1,7 mil atendimentos.
O programa, que iniciou o cronograma deste mês em Juruá, passará também por Tefé, Urucurituba, São Sebastião do Uatumã e Urucará, com uma jornada de consultas oftalmológicas, com dispensação de óculos, nos casos em que houver prescrição médica.
Os pacientes que serão atendidos já passaram por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Em Juruá (a 674 km da capital amazonense), a jornada de consultas iniciou nesta sexta-feira (01) e vai até terça-feira (05), com expectativa de realizar cerca de 300 atendimentos.
Em Tefé (a 523 km de Manaus), as ações acontecerão no período de 05 a 10 de julho, com a oferta de 400 consultas. Em Urucurituba (a 208 km) a programação será realizada de 18 a 21, com mais 400 consultas.

Em São Sebastião do Uatumã (a 247 km), a equipe do programa estará atendendo no período de 22 a 24 de julho, com expectativa de beneficiar 300 pacientes. Em Urucará (a 261 km) mais 300 pacientes serão atendidos, no período de 25 a 28.
Municípios beneficiados em 2016 - Neste ano, as ações do programa já foram levadas aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Apuí, Silves Beruri e Coari, totalizando mais de 4,2 mil atendimentos.
O Amazonas Saúde Itinerante foi criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso das pessoas que vivem no interior a serviços de diagnósticos e tratamentos que antes eram oferecidos somente na capital. No ano passado, o programa realizou 102 ações, executadas em 55 municípios, totalizando mais de 38,6 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e dispensação de óculos.

Comentários