Governo do Amazonas lança Fórum de Comunicação Institucional e anuncia criação de Agência de Notícias
O governador Jose Melo assinou na
manhã desta sexta-feira, dia 15 de julho, o Decreto n 37.110, que dispõe sobre
a criação do Fórum Estadual de Comunicação Institucional (Fecom). A
assinatura ocorreu durante a realização do 1º Workshop em Mídias Sociais, no
auditório da sede do Governo, na Compensa, ocasião em que também foi anunciado
o lançamento, para o mês de agosto, da Agência de Notícias do Governo do
Amazonas.
Primeiro evento do Fórum, o
Workshop de Mídias Sociais reuniu assessores de comunicação dos órgãos da
administração estadual e especialistas de diversas áreas relacionadas ao tema
para debater sobre o uso das novas mídias no processo de comunicação,
abrangendo não apenas a tecnologia, como também temas relacionados, dentre os
quais o Marketing e o Direito. O evento contou ainda com a presença da
presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira dama do
Estado, Edilene Gomes de Oliveira.
No discurso de abertura, o
governador José Melo ressaltou a importância da comunicação institucional no
processo de divulgação dos serviços públicos prestados à população. “É preciso
cada vez mais se pensar em formas de como alcançar o público para melhor
comunicar as ações de governo. Se você não alcança seu público, você não atinge
seus objetivos”, disse José Melo.
O secretário Estadual de
Comunicação, Amaral Augusto, afirmou que, além de proporcionar a reciclagem e
novos conhecimentos aos assessores que fazem a comunicação institucional do
Governo do Amazonas, permitindo maior interação entre os órgãos, a criação do
Fecom é o marco para o aprimoramento do processo de gestão da Secretaria
Estadual de Comunicação (Secom). O evento não gerou custos para o Estado, uma
vez que todos os palestrantes foram voluntários.
Um dos novos canais de
comunicação será a Agência de Notícias do Governo do Amazonas, que está em fase
de homologação pela Prodam. “A nossa equipe tem trabalhado junto com a Prodam
para colocar no ar a Agência de Notícias. Significa que todo esse processo, no
qual os releases e vídeo releases que hoje percorrem um caminho muito longo até
chegar às redações, será suprimido e substituído pela tecnologia. Quem tiver
nas redações vai poder ter acesso a textos, fotografias e vídeos sem precisar
de toda essa logística, com conteúdo disponível para download. Isso significa
economia”, destacou o secretário.
Segundo Amaral Augusto, os
eventos serão realizados a cada dois meses, sendo que o 2º Workshop de
Comunicação Institucional, marcado para setembro, terá como
tema “Fotografia e Release na Era Digital”.
Fórum permanente – De
caráter permanente, o Fecom vai coordenar os debates, capacitações, pesquisa e
programas em atenção às demandas efetivas dos órgãos estaduais na área de
comunicação pública. Sob a coordenação da Secom, o Fórum também vai
oferecer suporte aos órgãos estaduais nas demandas voltadas à área de
comunicação pública; realizar parcerias com instituições públicas e privadas,
visando a troca de experiências, o desenvolvimento de projetos, atividades,
capacitações e treinamentos; e, ainda, planejar, organizar e elaborara manuais
para padronizar a rede de comunicação governamental.
Além da Secom, o fórum terá
representantes nos seguintes órgãos: Fundo de Promoção Social (FPS), Secretaria
de Estado de Administração e Gestão (Sead), Processamento de Dados do Amazonas
(Prodam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Palestrantes - O 1º Workshop
de Mídias Sociais teve cerca de sete horas de debates, com temas relacionados
às mídias sociais e seu uso no processo de comunicação. Abrindo as discussões,
o gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-AM, Márcio Raphael Silva, trouxe
o tema “Marketing na Era do Diálogo: o Valor Pelo Conteúdo”, no qual explanou
sobre a importância do marketing de conteúdo nas mídias sociais. “A gente vive
hoje no ambiente de rede e o processo da comunicação e do marketing precisa
acompanhar essa tendência”, disse o especialista, ao ressaltar a necessidade de
planejamento e estratégia para a eficiência da comunicação.
O consultor da Prodam, Glauber
Gomes falou sobre “Utilização e Manuseio das Ferramentas nas Mídias Sociais”,
enquanto a advogada Marcela Paulo trouxe a discussão para o campo jurídico. Com
o tema “Do Bang Bang ao Juridiquês: Rede Social Não é Terra Sem Lei”, Marcela
alertou para os cuidados que se deve ter com os conteúdos postados nas redes
sociais.
As jornalistas Amanda Mota e
Roberta Bindá, apresentaram experiências bens sucedidas nas redes sociais. No
caso de Bindá, a Fan Page “Amazonas Social”, que inovou na forma de divulgar no
Facebook as ações do Fundo de Promoção Social (FPS) e de toda uma rede de
instituições que atua com assistencialismo no Estado. Em apenas um ano, o
Amazonas Social alcançou números expressivos, com postagem que já chegou a
alcançar 3 milhões de acessos e destaque para o fato de todos os acessos serem
orgânicos (não patrocinados). Amanda Mota também apresentou como case de
sucesso a Fan Page da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com seus mais de
30 mil seguidores.
Com o tema “Para que Servem e
Como Utilizar os Números nas Redes Sociais para Entender Nossa
Posição”, o diretor executivo da Opinião Comunicação e Estratégia, Paulo
Petitinga, trouxe um perfil das principais Mídias Sociais disponíveis, com seus
públicos, horários de pico e como fazer a mensuração dos resultados obtidos
para um melhor direcionamento da estratégia de comunicação.
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