Na última sexta-feira, dia 15 de
julho, professores que participaram da formação continuada do Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foram certificados em um evento que
foi realizado no auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES)
da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na avenida General
Rodrigo Otávio, Coroado I, zona leste de Manaus.
O Pnaic é um programa do Governo
Federal que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em
parceria com a Ufam para a realização das formações com os professores de 1º ao
3º ano do ensino fundamental da capital e interior do Estado. Os departamentos
envolvidos são o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) por
meio de sua Gerência de Ensino Fundamental e o Centro de Formação Profissional
Padre José Anchieta (Cepan) e a Gerência de Formação Continuada.
Primeiramente, foram certificados
217 professores alfabetizadores de 1º ao 3ª ano do ensino fundamental, 8
orientadores de estudos, 1 coordenador local da capital e 1 coordenador local
do interior. As certificações com os professores do interior e com os demais
docentes serão realizadas posteriormente.
O objetivo do programa é garantir
que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final
do 3º ano do ensino fundamental, como é definido pelo Decreto 6.094 de
24/04/2007.
Os participantes do programa são
professores e alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do I Ciclo do Ensino
Fundamental e em turmas multisseriadas e Projeto Avançar da rede pública de
ensino.
Ao todo, 62.132 alunos são
beneficiados, 1.589 professores foram capacitados pela formação e o programa
atende 50 municípios, dentre os quais: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí,
Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri,
Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari,
Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Humaitá,
Itacoatiara, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru,
Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã,
Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Sebastião do
Uatumã, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé,
Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
Direito de aprendizagem - A
Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aderiu ao programa com o propósito de
instrumentalizar as ações voltadas ao fortalecimento do Ciclo de Formação
Humana e diante da necessidade de assegurar o Direito de Aprendizagem e
Desenvolvimento a todos os alunos da rede pública estadual de ensino do Estado
e por isso firmou o compromisso junto com o Ministério da Educação (Mec), para
o desenvolvimento do PNAIC.
De acordo com a gerente do Ensino
Fundamental I da Seduc, Nelyzabel Carneiro, o Pnaic veio para consolidar a
formação dos professores. “A inciativa do Pnaic consolida a formação dos
professores, percebemos uma interação maior entre eles, principalmente entre os
professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, pois eles participam e se
identificam com esse trabalho”, contou.
A coordenadora estadual do Pnaic,
Ana Cláudia Barros, afirmou que esse primeiro ciclo de formação traz benefícios
para professores e alunos. “Os professores que participaram da formação do
Pnaic tiveram a oportunidade de obter mais informações e conhecimentos sobre a
alfabetização e letramento para aplicar em sala de aula e de como alfabetizar
esses estudantes de acordo com as práticas ensinadas na capacitação. Isso
garante que os alunos estejam alfabetizados até o 3º ano do ensino fundamental
a partir dos conceitos que foram trabalhados com os professores durante os três
anos desse primeiro ciclo de formação”, explicou.
O Programa - A proposta do
Pnaic é norteada por quatro princípios, que são: pelo currículo inclusivo que
defende os direitos de aprendizagem de todos os alunos, fortalecendo as
identidades sociais e individuais; foco na organização do trabalho pedagógico;
seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento; ênfase
na alfabetização e letramento dos alunos.
O Pnaic possui um conjunto de
ações integradas e formadas em quatro eixos de atuação. O primeiro eixo é a
formação continuada que é de responsabilidade da Ufam. A formação foi realizada
em três anos de 2013 a 2014, no primeiro ano foi trabalhada a Linguagem, no
segundo ano foi retratada a Alfabetização Matemática e em 2015 foram abordadas
as Ciências Humanas e da Natureza.
O segundo eixo está relacionado
com os materiais didáticos e pedagógicos utilizados na capacitação que seriam
aplicados em sala de aula como livros didáticos, obras pedagógicas
complementares, acervos de dicionários, jogos pedagógicos de apoio à
alfabetização, entre outros materiais.
O terceiro eixo são as avaliações
do programa. As avaliações são feitas por meio da Provinha Brasil, realizada
com alunos do 2º ano do ensino fundamental e pela Avaliação Nacional da
Alfabetização (Ana) com alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
O quarto eixo é Gestão, Controle
Social e Mobilização, neste é realizado um monitoramento das ações para saber
se o que é trabalhado nas capacitações é aplicado em sala de aula.
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