Parada do Orgulho LGBT ocorre neste domingo(3) em Tabatinga



 Do Repórter Solimões
Na última terça-feira (28), foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Manifestações foram realizadas em diversas cidades do mundo em defesa dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Em Tabatinga(AM), a manifestação em favor dos direitos LBGT será neste domingo(3). Esta é a 9ª edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). O evento começa às 15 horas na Avenida da Amizade.

Segundo consultor da UNESCO em Tabatinga, Francisco Nery, a parada visa abordar os cuidados com a saúde sexual a fim de valorizar a diversidade de gêneros: “Traz nesse contexto como saúde sexual e reprodutiva, para que seja trabalhada a questão do gênero, aí a gente desconstrói toda a questão que os fundamentalistas religiosos, traz como ideologia de gênero, e que está dentro do arcabouço da identidade de gênero e orientação sexual de cada pessoa humana”, diz.


Francisco Nery, disse que em Tabatinga não há registros de violência contra homossexuais, mais os travestis peruanos que vivem na cidade sofrem muito preconceito.

A presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis da Tríplice Fronteira, Camila Matios, fala sobre a programação do evento.“A concentração é ás 15 horas, nossa saída, caminhada prevista para ás 16h30 até a caixa econômica, voltando até a fronteira e finalizamos no palco onde terá a apresentação de artistas do Peru, Colômbia e Manaus, banda de forró que vai estar tocando, tudo de graça”, explica.

O acesso é livre para o público em geral. Vão ser distribuídos preservativos e água durante a parada, além da realização de testes rápidos e palestras sobre os cuidados necessários com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e HIV/Aids.

Comentários