Do G1 - No AM, ministro diz que é erro ligar mortes de presos somente a facções



O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, classificou na manhã desta terça-feira (3) como erro ligar as mortes e rebeliões registradas no Amazonas somente às guerras entre facções. Mais da metade dos mortos não tinha ligação com facção, segundo ele. O Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP), Sérgio Fontes, afirmou, no entanto, que as organizações criminosas "são pano de fundo" para os crimes. Em dois presídios da capital, 60 foram mortos em motins.
O ministro está em Manaus para acompanhar a crise no sistema prisional do estado. Além de rebeliões, 184 presos fugiram. O motim teve início na tarde do domingo (1º) e, conforme a SSP-AM, trata-se de uma briga entre facções.

"Isso é um erro que não podemos cometer, achar que, de uma forma simplista, que esse massacre e essas rebeliões são simplesmente guerra entre facções. Aqui, os 56 mortos, mais da metade não tinha ligação com nenhuma facção. Isso é algo que não vem sendo divulgado, exatamente porque sempre é mais fácil uma explicação simplista", disse o ministro em entrevista.

Na segunda-feira (2), o secretário Sérgio Fontes disse que os mortos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e presos por estupro.
Moraes visitou, na manhã desta terça (3), o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde 56 detentos foram mortos. O massacre no Complexo é considerada a maior chacina de presos ocorrida no estado. Na capital, o ministro anunciou que líderes do massacre vão para presídios federais.

Questionado sobre a declaração do ministro, Fontes afirmou a guerra entre facções foi "o motivo imediato" que desencadeou as mortes. "Existem questões mediatas e imediatas. Tenho dito a todos que o motivo imediato foi, efetivamente, uma briga de facções criminosas, mas que elas são pano de fundo de algo muito maior, que é o crime organizado ligado ao tráfico de entorpecentes", disse ao G1.
Para o secretário, a situação caótica do sistema prisional do Amazonas tem reflexos da falta de estrutura das unidades. "Proteção das fronteiras, superlotação de presídios e encarceramentos excessivos e outros fatores, também contaram muito para rebelião aqui de Manaus, logo, concordo com o Ministro e tenho dito exatamente isso", disse.
Entenda o caso
O primeiro tumulto nas unidades prisionais do estado ocorreu no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Um total de 72 presos fugiu da unidade prisional na manhã de domingo (1º).
Horas mais tarde, por volta de 14h, detentos do Compaj iniciaram uma rebelião violenta na unidade, que resultou na morte de 56 presos. O massacre foi liderado por internos da facção Família do Norte (FDN).
A rebelião no Compaj durou mais de 17h e acabou na manhã desta segunda-feira (2). Após o fim do tumulto na unidade, o Ipat e o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) também registraram distúrbios.
No Instituto, internos fizeram um "batidão de grade", enquanto no CDPM os internos alojados em um dos pavilhões tentaram fugir, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que reforçou a segurança na unidade.
No fim da tarde, quatro presos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, foram mortos dentro do presídio. Segundo a SSP, não se tratou de uma rebelião, mas sim de uma ação direcionada a um grupo de presos.

Comentários