JAMBO VERDE - Fundação Osvaldo Cruz pesquisa sobre plasmodium falciparum e plasmodium vivax em Atalaia do Norte



O município de Atalaia do Norte torna-se o primeiro município do Amazonas e do Brasil, a receber pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, instituição de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde localizada na cidade do Rio de Janeiro. Designando a Dra. Martha Cecilia Suarez Mutis e Dra. Monica Palma, a frente do piloto do estudo genético "Vigilância genômica da malária na Amazônia Brasileira".

Para Jucelia Graça, secretaria municipal de Saúde, ações como estas, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população. Vamos adiante porque o ano só está começando. “É um momento histórico para o município de Atalaia do Norte, por ser um município que reúne povos diferentes, como os indígenas e os estrangeiros que atravessam a fronteira em busca de tratamento”, disse.

A Prefeitura de Atalaia do Norte, através da Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) estão apoiando os pesquisadores no município. Pela importância no contexto do município de Atalaia do Norte. Investigando a resistência às drogas antimaláricas entre os isolados clínicos, que apresentam malária clinica e infecção, assintomática pelo plasmodium falciparum e plasmodium vivax.

Comentários