JV MANAUS - Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro



O processo de cadastro e recadastro do benefício da meia-passagem estudantil deste ano ocorrerá no período de 16 de janeiro a 28 de fevereiro. Semelhante ao que aconteceu no ano passado, tanto o recadastro como o cadastro serão realizados pela Internet, por meio do site: http://estudantes.manaus.am.gov.br.
Mesmo o prazo do recadastro e cadastro deste ano ter sido estendido até o dia 28 de fevereiro, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) garante que os estudantes não terão dificuldades para comprar suas cotas de férias nesse período. A partir de 1º março de 2017, os que fizeram o seu cadastro/ recadastro e que obtiveram a confirmação da instituição de ensino em que estão matriculados passarão a comprar a quantidade de créditos referente as suas atividades acadêmicas.


Vale lembrar que a meia passagem paga em dinheiro não é mais aceita nos coletivos e o estudante que não se recadastrar ficará impedido de comprar novos créditos para o seu cartão, até regularizar a situação no site do estudante. O aluno só poderá passar na catraca apresentando o cartão de estudante com pelo menos um crédito.

O superintendente da SMTU, Thiago Balbi, explica que o objetivo de fazer o recadastro e cadastro apenas pela Internet é dar mais comodidade aos beneficiários.

“Gradativamente, fomos incluindo o processo de cadastro pela Internet. Ano passado já foi dada essa possibilidade, sendo que ainda podia ser feito nos postos do Sinetram. Esse ano será exclusivamente pela Internet o que deve poupar tempo daqueles que vão começar a utilizar a meia passagem. Acreditamos que não haverá problemas, visto que o procedimento é simples”, afirmou.

Balbi orientou ainda aos estudantes a buscarem tirar foto com boa qualidade para não haver problemas no reconhecimento feito pela Biometria Facial nos ônibus do transporte coletivo.

Orientações

A Prefeitura de Manaus convoca os estudantes que já são cadastrados no sistema da meia passagem a atualizarem seus dados escolares e aqueles que irão realizar o primeiro cadastro a estarem atentos aos seguintes procedimentos:

O cadastro será realizado apenas no site http://estudantes.manaus.am.gov.br/. Não haverá cadastro da meia passagem em postos do Sinetram;

Para se cadastrar ou recadastrar o estudante deverá preencher as informações pedidas nos formulários, como nome, curso/série, instituição de ensino e tirar uma foto por meio da câmera de telefone celular ou webcam. O cadastro só será concluído com o envio da fotografia;

Após 72h da efetivação do cadastro no site, o estudante deverá se dirigir ao posto do Sinetram localizado na Av. Constantino Nery, nº 476, Centro (ao lado do T1), munidos de documento de identidade, para pegar o Cartão. Os estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, portando identidade ou certidão de nascimento;

O cartão somente poderá ser usado após a instituição de ensino citada pelo aluno confirmar as informações do cadastro. Com a aprovação do cadastro, o cartão fica desbloqueado e o aluno está apto a comprar os créditos da meia passagem para usá-los no transporte coletivo;

Para quem for realizar o recadastro, o sistema vai ter mais uma facilidade: a recuperação da senha, que anteriormente só podia ser feita pelo Call Center 2123-0700, agora poderá ser feita no próprio site do estudante.

Ao fazer o recadastro o aluno vai atualizar informações sobre se foi aprovado para outra série, mudou de curso, de endereço ou de instituição de ensino. Após esse procedimento, as escolas conferem os dados fornecidos para aprovação.

Lan Houses

Para quem não possui Internet em casa, será disponibilizado o acesso gratuito ao site do estudante em 15 Lan Houses credenciadas pela prefeitura e localizadas em todas as zonas da cidade. Os endereços das lan houses conveniadas estará disponível no mesmo site do recadastramento (http://estudantes.manaus.am.gov.br/lanhouses.php).

Comentários