Para garantir um atendimento mais
ágil e seguro, o Sine Manaus orienta as pessoas que estão em busca de vagas de
emprego a estarem nos postos do Centro e da Cidade Nova, na zona Norte, no
horário entre 9h e 11h. O horário padrão de abertura das duas unidades ocorre
às 7h e encerra às 13h, de segunda a sexta-feira.
“A orientação sobre o melhor
horário de atendimento nos postos do Sine Manaus busca garantir a segurança das
pessoas que buscam o serviço e evitar que elas durmam em filas. Outro motivo é
dar mais agilidade ao atendimento, já que entre 9h e 11h é quando o sistema do
Ministério do Trabalho está mais rápido”, explicou a diretora do Sine Manaus,
Margareth Cavalcante.
Os dois postos atendem, em média,
900 pessoas por dia, mas o ápice do fluxo de trabalhadores ocorre logo na
abertura das unidades, às 7h. A unidade do Sine no Centro está
localizada na Avenida Floriano Peixoto, Nº 134, Edifício Garagem, e o da Cidade
Nova, na Avenida Max Teixeira, Nº 3.551.
Diferente do Sine Amazonas, o
Sine Manaus não trabalha com agendamento de serviços e o trabalhador tem sua
demanda atendida no mesmo dia que procura os postos de atendimento. Esse
diferencial gera um aumento significativo de procura pelas unidades do Sine
Municipal.
“Apesar da grande demanda, sempre
estamos a postos para atender a todos que nos procuram e queremos apenas
garantir mais conforto e tranquilidade ao trabalhador com a orientação sobre o
horário de atendimento”, completou a diretora do Sine Manaus.
Processo de seleção
Margareth Cavalcante enfatizou
que a seleção do candidato a uma vaga ocorre unicamente pela análise do seu
perfil profissional. “O processo de atendimento ocorre por meio de quatro
passos nos quais o horário em que ele é atendido, desde que ocorra dentro do
expediente, não influencia na sua seleção”, disse.
Pelo sistema de seleção no Sine,
o primeiro passo é o trabalhador fazer seu cadastro no Portal Mais Emprego, do
Ministério do Trabalho, (http://maisemprego.mte.gov.br), que pode ser pela internet
ou em um dos postos do Sine.
Em seguida, no segundo passo, o
atendente do Sine consulta as vagas em aberto, verificando se o candidato tem o
perfil para as vagas disponíveis.
Caso o trabalhador se enquadre no
perfil das vagas oferecidas no mesmo dia, o terceiro passo é encaminhar o
trabalhador para uma pré-seleção com testes práticos no próprio Sine. Se não
houver vagas no mesmo dia da consulta, o trabalhador é orientado a esperar pelo
telefonema do call center do Sine em caso de novas ofertas de emprego.
Após a aprovação na pré-seleção
do Sine, ocorre o quarto e último passo, quando o trabalhador é encaminhado à
empresa para entrevista e será o empregador que ficará responsável pela
contratação ou não do candidato. Em caso de não contratação, o nome do
trabalhador retorna ao sistema do Sine Manaus, onde ele poderá ser chamado para
novas seleções por meio do contato do call center.
A contratação é
definida, exclusivamente, pela empresa que solicitou a vaga e ocorre após a
análise dela sem a interferência do Sine Manaus.
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