JV TEC - WhatsApp perde suporte em celulares mais antigos em 2017





O WhatsApp voltou atrás e decidiu estender o suporte a alguns sistemas operacionais antigos — não todos — alterando a previsão de que eles seriam encerrados no final de 2016. Com a mudança, a partir de 2017, os donos de celulares baseados em versões antigas do BlackBerry ou da Nokia ainda vão poder usar o aplicativo até o dia 30 de junho. A data de encerramento do suporte, entretanto, não foi modificada para versões antigas do Android, iOS (iPhone) e Windows Phone, que não poderão mais baixar atualizações para o aplicativo.
Segundo a equipe de desenvolvimento do WhatsApp, o fim do suporte ocorre devido a uma decisão dos criadores do aplicativo — e também do Facebook — de mudar seu foco para os sistemas operacionais mais usados atualmente, além de permitir a implementação de novos recursos, incluindo opções modernas de segurança, que não são suportados por softwares antigos.

Aotentar fazer um novo download, para uma das versões dos sistemas operacionais móveis não mais suportados, a página oficial do WhatsApp na web apresenta o seguinte recado: "Lamentamos, mas o seu dispositivo não é suportado no momento", informa a página, que impede o download.
O fim de uma Era
Segundo o WhatsApp, cerca de 70% dos celulares usados na época de seu lançamento, em 2009, usavam sistemas operacionais da BlackBerry e Nokia. Anos depois, estes softwares foram substituídos pelo Android, iOS e Windows Phone, que, de acordo com o aplicativo, respondem por 99,5% do mercado.
O que significa o fim do suporte?
Com o fim do suporte, os smartphones equipados com os sistemas operacionais abandonados não poderão mais baixar o aplicativo — ou seja, fazer um novo download do aplicativo ou de atualizações. 
O WhatsApp, no entanto, não deixou claro se os usuários poderão continuar usando, ou até quando, as versões do aplicativo para celulares mais antigos. A probabilidade é de que eles não possam ser usados para criar novas contas ou migrar as já existentes, como acontece com outros sistemas.
Os seguintes softwares perderam o suporte:
- Android 2.1 e 2.2
- Windows Phone 7
- iPhone 3GS/iOS 6
Outros sistemas operacionais tiveram seu prazo de validade estendido até o meio de 2017:
- BlackBerry OS e BlackBerry 10
- Nokia S40
- Nokia Symbian S60


O que fazer?
A recomendação do WhatsApp é de que os usuários comprem novos aparelhos com sistemas atuais e compatíveis com o aplicativo. Quem possui smartphones com Android também deve checar a versão de seus sistemas operacionais para saber se pode continuar usando o programa.
Com saber se meu sistema operacional já perdeu o suporte?
O usuário que ainda tiver dúvidas, pode visitar a página oficial do WhatsApp (whatsapp.com/download) e a conferir a disponibilidade de download para o seu software. Para o Nokia S4, por exemplo, a página já mostra o recado sobre a versão estar desatualizada (whatsapp.com/s40) e impede o download. 

Comentários