Manaus - A Universidade Federal
do Amazonas vai realizar, entre 3 e 10 de fevereiro, a matrícula institucional
dos candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada
2017 (SiSU). Eles concorrem ao total de 2.735 vagas, sendo 1.910 das 15 unidades
acadêmicas da capital e 825 distribuídas nos cinco institutos fora da sede.
A matrícula ocorre em duas
etapas: entre 1º e 02 de fevereiro, até 14h, o classificado deve preencher o
Cadastro Estudantil no Portal do Calouro, mas o preenchimento não assegura a
matrícula institucional do candidato, sendo apenas um de seus requisitos. Esta
somente será efetivada quando o candidato – ou seu procurador – apresentar-se
na data, local e horário previstos no Anexo I do Edital 009/2016, conforme o curso escolhido.
Nesta edição, a Ufam passa a
conceder Bonificação Estadual (BE), que é um acréscimo de notas aos candidatos
que cursaram integralmente o ensino médio em instituições de ensino do
Amazonas. Para o SiSU 1ª/2017, o percentual de referência adotado é de 5,69%,
acrescido à nota dos classificados na modalidade de Ampla Concorrência. As
regras para obter o benefício estão na Resolução 044/2016 do Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Para esclarecimentos das dúvidas
ou dificuldades de acesso ao ‘Cadastro do Calouro’, o candidato pode ligar para
(92) 3305-1481 ou enviar um e-mail para doa_proeg@ufam.edu.br.
Presencial
Nos dias 3, 6, 7, 8, 9 e 10 de
fevereiro de 2017, será realizada a fase presencial da matrícula institucional,
nos turnos matutino (das 8 às 12h) e vespertino (das 13 às 17h). Para os
classificados nos cursos ofertados em Manaus, o local de recepção de documentos
e efetivação da matrícula é o Auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul
do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho (Av. Gal. Rodrigo Octávio
Jordão, 6.200, Coroado). O dia e o horário estão distribuídos no Anexo I do
Edital de Matrícula de acordo com o curso.
Já aqueles que concorreram aos
cursos ofertados numa das cinco unidades acadêmicas fora da sede devem realizar
essa etapa presencial nos respectivos campi, também conforme o Anexo I do
Edital de Matrícula: 1) Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant
(INC/BC), localizado na Rua 1º de Maio, s/n, Colônia; 2) Instituto de Saúde e
Biotecnologia de Coari (ISB), localizado na Estrada Coari Mamiá, 305, Espírito
Santo; 3) Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá (IEAA),
localizado Rua 29 de Agosto, 786, Espírito Santo; 4) Instituto de Ciências
Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), localizado na Rua Nossa Senhora do
Rosário, 3.863, Tiradentes; e 5) Instituto de Ciências Sociais, Educação e
Zootecnia de Parintins (ICSEZ), localizado na Estrada Parintins Macurary,
1.805, Jacareacanga.
No ato da matrícula
institucional, o candidato classificado (procurador ou responsável legal),
deverá: a) conferir e assinar: o cadastro estudantil, a declaração de que não
tem vínculo com outra instituição de ensino superior pública, a declaração de
ciência do tempo de conclusão do curso, a declaração de que estudou todo o
ensino médio em escola pública (exclusivo para candidato da Reserva de Vaga em
todas as suas modalidades), o termo de comprovação de renda (para as
modalidades de Reserva de Vaga NDC1 e PPI1); b) receber o comprovante de
matrícula institucional, que garante a efetivação do seu vínculo com a
Universidade.
Os documentos necessários para a
efetivação da matrícula na Ufam são estes: I. Histórico escolar e certificado
de conclusão ou diploma de curso médio, assinado pelo candidato e com
assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento (cópia
e original ou cópia autenticada); II. Documento de identificação oficial com
foto; III. CPF (cópia e original ou cópia autenticada); IV. 01 (uma) foto 3x4
recente; V. Os Certificados de Ensino Médio obtidos no exterior devem ser
reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.
Além dessa documentação, exigida
para todos os candidatos da lista de chamada regular, aqueles que estão
inscritos numa das modalidades de Reserva de Vagas e os que optaram pela
Bonificação Estadual deverão apresentar outros comprovantes específicos,
listados no Edital.
Reserva de Vagas
O candidato que optou pela
reserva de vagas no momento da inscrição no SISU deve estar atento para a
modalidade, conforme estes critérios:
a) Estudantes egressos de escolas
públicas, independentemente de renda (Modalidade NDC2);
b) Estudantes, egressos de
escolas públicas, que comprovarem receber renda familiar bruta igual ou
inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salários-mínimos per capita, conforme Anexo
II deste edital (Modalidade NDC1);
c) Estudantes egressos de escola
pública, que comprovarem receber renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5
(um vírgula cinco) salários-mínimos per capita, conforme Anexo II, deste
edital, que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas (Modalidade PPI1);
d) Estudantes egressos de escolas
públicas, independentemente de renda, autodeclarados pretos, pardos ou
indígenas (Modalidade PPI2).
Lista de Espera
Para participar da lista de
espera, o candidato deverá manifestar seu interesse na página do SiSU entre os dias
30 de janeiro e 10 de fevereiro de 2017, até as 23h59 do último dia.
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