DSEI Vale do Javari promove capacitação em sala de vacina



Objetivo da capacitação foi preparar todas as equipes de enfermagem do DSEI com meta a descentralizar as ações de imunização e aumentar a cobertura vacinal

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari, localizado no extremo oeste do estado do Amazonas (AM), promoveu, entre os dias 20 e 25, uma capacitação sobre imunização, “Sala de Vacina e Rede de Frio”, voltada às equipes de enfermagem que atuam nas 58 aldeias da região. O treinamento aconteceu no município de Atalaia do Norte (AM) e contou com a participação de 20 enfermeiros.

“O nosso objetivo é preparar todas as equipes para o trabalho de imunização em área, pois desta forma, estaremos descentralizando as ações de imunização do DSEI. Até então, estas ações eram desenvolvidas por uma equipe específica, que ficava lotada na sede do DSEI”, explica a enfermeira Lawanna Bonfim, responsável por ministrar as aulas.           
De acordo com ela, o processo de descentralização está sendo feito na perspectiva de ampliar as coberturas vacinais, principalmente em menores de cinco anos.  “O trabalho de imunização ainda é a melhor forma de prevenir doenças e diminuir a mortalidade infantil”, reforça.
O DSEI Vale do Javari está localizado na região Amazônica, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.   É responsável pela cobertura assistencial de 58 aldeias, onde vivem cerca de 5.500 indígenas, de seis etnias:  Mayuruna, Marubo, korubo, matis, kanamari.        

Comentários

  1. Parabéns pela matéria, muito bacana mesmo. Isso ai, precisamos sempre divulgar ao máximo os trabalho e idéias desenvolvidas dentro e fora das Terras Indígenas.

    Fernando - jornalista

    ResponderExcluir

Postar um comentário