As coordenadorias estatual e
municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
realizaram neste sábado (18/03) a primeira formação e complementação de
linguagem para os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. O
encontro teve como objetivo oferecer suporte à ação pedagógica dos docentes dos
anos iniciais do ensino fundamental.
A capacitação teve como temas
norteadores o Currículo Escolar, o Sistema de Escrita Alfabética –Alfabetização
e Letramento, e a Alfabetização e a Psicogênese, com estudos que foram
ministrados pelas professoras orientadoras, Joséia Silva de Souza, Darli Bruno
Ordones, Gesabel Pereira de Matos, Maria José Gomes Mesquita, Marquizete
Tapudima Barbosa e Risleângela Ramires do Nascimento, respectivamente.
O PNAIC é um compromisso formal
dos governos federal, estadual e municipal em assegurar que todas as crianças
estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do
Ensino Fundamental. Até esse período, as crianças deverão ter a compreensão e o
domínio sobre a escrita, fluência de leitura e os conceitos da matemática.
A formação complementar foi
organizada pelas coordenadoras do PNAIC, Wydlany Pereira de Lima (Semed) e
Maria Glaucimeire Silva Graça, com o apoio da Prefeitura Municipal de Benjamin
Constant e Coordenação Regional da Seduc no município.
PNAIC 2016
Para o ano de 2016 o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresentou três eixos que foram considerados
ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: Fortalecimento das
estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da
execução e a avaliação periódica dos alunos. Formação de professores
desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais
com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com
alfabetização incompleta e letramento insuficiente. Reconhecimento e
valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos
índices de alfabetização dos estudantes.
A principal inovação
no Programa foi o fortalecimento das estruturas estaduais, regionais e locais
de gestão de programas de apoio à alfabetização e ao letramento, com a alocação
de novos perfis de coordenadores do Pacto nos estados e nas regionais de
ensino, para que trabalhassem junto aos coordenadores locais, já participantes
do PNAIC. Neste caso, a intenção foi promover o apoio à constituição dessas
equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que assegurassem o
acompanhamento
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