terça-feira, 21 de março de 2017

JV BC - Coordenadorias do PNAIC realizam formação para professores e pedagogos em Benjamin Constant



As coordenadorias estatual e municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizaram neste sábado (18/03) a primeira formação e complementação de linguagem para os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. O encontro teve como objetivo oferecer suporte à ação pedagógica dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
A capacitação teve como temas norteadores o Currículo Escolar, o Sistema de Escrita Alfabética –Alfabetização e Letramento, e a Alfabetização e a Psicogênese, com estudos que foram ministrados pelas professoras orientadoras, Joséia Silva de Souza, Darli Bruno Ordones, Gesabel Pereira de Matos, Maria José Gomes Mesquita, Marquizete Tapudima Barbosa e Risleângela Ramires do Nascimento, respectivamente.

O PNAIC é um compromisso formal dos governos federal, estadual e municipal em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Até esse período, as crianças deverão ter a compreensão e o domínio sobre a escrita, fluência de leitura e os conceitos da matemática.
A formação complementar foi organizada pelas coordenadoras do PNAIC, Wydlany Pereira de Lima (Semed) e Maria Glaucimeire Silva Graça, com o apoio da Prefeitura Municipal de Benjamin Constant e Coordenação Regional da Seduc no município.


PNAIC 2016

Para o ano de 2016 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresentou três eixos que foram considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos. Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente. Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.
A principal inovação no Programa foi o fortalecimento das estruturas estaduais, regionais e locais de gestão de programas de apoio à alfabetização e ao letramento, com a alocação de novos perfis de coordenadores do Pacto nos estados e nas regionais de ensino, para que trabalhassem junto aos coordenadores locais, já participantes do PNAIC. Neste caso, a intenção foi promover o apoio à constituição dessas equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que assegurassem o acompanhamento

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