CIAMA busca, em Brasília, investimentos em projetos de desenvolvimento para o interior do Amazonas



Em busca de investimentos e recursos para ações do Governo do Estado em municípios da calha do Alto Solimões, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – CIAMA, Sidney Monteiro, reuniu com representantes de instituições financiadoras de projetos de desenvolvimento, em Brasília. As reuniões foram realizadas ao longo desta semana, com resultados positivos.


Sidney Monteiro e o engenheiro da CIAMA, Alberto Magno, foram recebidos pelo Coordenador de Infraestrutura do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, Paul Procee, onde trataram dos projetos de Saneamento Básico e ações de sustentabilidade nos municípios de Amaturá, Jutaí, Santo Antônio do Içá e Tonantins, com foco na ampliação e melhorias dos Sistemas de Abastecimento de Água potável, Energia Renovável e Tratamento de Resíduos Hospitalares.

De acordo com o presidente da CIAMA, Sidney Monteiro, o BIRD já financiou anteriormente estes tipos de projetos para o Governo do Estado, também em municípios do Alto Solimões. “Inicialmente foram atendidos os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. A ideia agora é atingirmos os outros municípios da calha, atendendo a uma determinação do governador José Melo, de levar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população do interior”, disse.

Esta foi uma reunião preliminar com o BIRD. A próxima etapa é seguir uma série de processos burocráticos para a consecução efetiva destes projetos, que também foram apresentados ao Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, onde foram recebidos pelo chefe do Departamento de Relações com o Governo, Luiz Magalhães, com avaliação preliminar satisfatória.

Comentários