JV ESPORTE - Sem 10, Fla e Flu se reinventam e decidem título carioca com "novos" protagonistas



 
Vale título! Flamengo e Fluminense entram em campo neste domingo, às 16h (de Brasília). A segunda partida da decisão do Campeonato Carioca será disputada no Maracanã, que estará lotado - todos os ingressos foram vendidos antecipadamente. O Rubro-Negro, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0, tem a vantagem do empate. O Tricolor precisa vencer por um gol de diferença para levar a final para os pênaltis ou por dois para ser campeão direto.

Os dois times, porém, estão sem suas principais estrelas para a decisão: Diego, do Flamengo, e Gustavo Scarpa, do Fluminense, estão lesionados. Mas isso não diminui o tamanho da grande final no Maracanã, porque todo título tem um herói. E quem será o herói dessa vez? Quem vai fazer o gol decisivo?
Veja abaixo porque Diego e Scarpa estão fora, quem pode decidir o título e os últimos heróis de cada time:
Situação do Flamengo
Diego: quase quatro semanas fora
A lesão de Diego está prestes a completar um mês. Sem um reserva com as mesmas características do camisa 35 à disposição, Zé Ricardo se viu obrigado a modificar e testar variações diferentes depois de muito tempo utilizando o mesmo sistema no Flamengo. E funcionou.
A primeira mudança foi colocar o Rubro-Negro para atuar com três volantes: Rômulo, Willian Arão e Márcio Araújo. Quando perdeu o camisa 27, por lesão, optou por Mancuello - no jogo diante do Universidad Católica. Não surtiu o mesmo efeito, então Zé Ricardo partiu para a utilização de seus laterais improvisados. Funcionou de novo.
Guerrero chamou a responsabilidade
Na ausência de Diego, Guerrero assumiu de vez o protagonismo do Flamengo. O camisa 9 vive seu melhor momento desde que chegou ao clube, na metade de 2015. É artilheiro do time na temporada com onze gols marcados. É, sem dúvidas, o favorito para assumir o destaque na ausência do meia na decisão.
Outro nome que briga pelo destaque é Everton. Mesmo sem ter tantos gols, o camisa 22 é peça fundamental na engrenagem do Flamengo. Na semana passada, mostrou sua estrela e abriu o marcador na decisão. Em bom momento, o lateral-esquerdo Trauco também vem marcando gols importantes.
O último herói do Fla e o último herói do Carioca
Do lado Rubro-Negro, dois jogadores, que recentemente eram contestados, vivem fase mais regular: Márcio Araújo e Rafael Vaz. O volante foi quem marcou o gol do título Carioca do Flamengo em 2014 (o último do clube). Já o zagueiro foi autor do gol que garantiu o título Carioca do Vasco no ano passado.
Situação do Fluminense
Scarpa: mais de dois meses fora
Gustavo Scarpa não joga pelo Fluminense há dois meses e 12 dias. Sem o camisa 10, Abel Braga apostou em Richarlison e mudou um pouco a formação tricolor. Se antes tinha um trio de meias, passou a atuar com três jogadores avançados: Wellington e Henrique Dourado completam o setor. E funcionou. O time marcou 55 gols em 26 jogos, sendo um dos mais efetivos do país.
Richarlison é destaque no Carioca
O Flu prima pelo jogo coletivo. Não tem um protagonista único. No começo do ano, Richarlison servia a seleção sub-20. Voltou e entrou no time na ausência de Scarpa. Desandou a fazer gols. No Carioca, tem 8. Briga pela artiharia com Guerrero e Adriano (Nova Iguaçu), que têm um a mais.
Últimos heróis tricolores
Nos dois últimos títulos do Fluminense, os heróis foram jogadores reservas. No da Taça Guanabara, o goleiro Júlio César defendeu cobrança de pênalti de Réver. Marcos Junior bateu, converteu e deu a taça ao clube. Foi o atacante quem também marcou o gol do título da Primeira Liga, no ano passado, diante do Atlético-PR.
Flamengo x Fluminense
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília).
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Escalação do Fla: Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Rômulo (Mancuello), Willian Arão, Everton e Berrío (Gabriel); Guerrero.
Desfalques do Fla: Donatti e Diego, lesionados.
Escalação do Flu: Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel e Sornoza; Wellington Silva, Richarlison e Henrique Dourado.
Desfalques do Flu: Gum e Gustavo Scarpa, ambos em recondicionamento físico após lesões.
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Michael Correia.
Transmissão: TV Globo para RJ, MG (Juiz de Fora), ES, TO, SE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona). Rádio Globo/CBN, com Luiz Penido, Eraldo Leite, Álvaro Oliveira Filho, André Luiz, Marco Vasconcelos, Rafael Marques e Gustavo Henrique (Globo 98,1 FM e 1220 AM; CBN 92,5 FM e 860 AM). 

Fonte:Globo esporte

Comentários