Mais de duas mil pessoas prestigiam abertura do JEAS em Boa Vista do Ramos e alguns nomes que vão vir à Capital começam a ser revelados



A cidade de Boa Vista do Ramos (269 km da Capital) parou na noite desta segunda-feira, dia 15, para prestigiar a abertura do terceiro polo dos Jogos Escolares do Amazonas, o JEAS. Na quadra de esportes do interior, mais de duas mil pessoas saldavam os municípios participantes, sendo Parintins, Maués, Barreirinha e Nhamundá. Com direito ao acendimento da Pira Olímpica e do juramento do atleta, o evento contou com a participação dos secretários de estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima, e do de Educação (Seduc), Arone Bentes. Os Jogos recebem apoio do Governo do Amazonas.


Após a solenidade, teve largada as classificatórias do vôlei, handebol e futsal. Nesta terça-feira, 16, o atletismo foi protagonista e já revelou alguns nomes que vão vir a Capital para tentar uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), uma vez que o JEAS serve de seletiva para o evento nacional. Uma das atletas que já está garantida para a decisão do principal torneio interescolar do Estado é Gabriela Maia, de Barreirinha. A jovem participou dos 1000 metros e foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Para chegar à seletiva, a estudante enfrentou cinco horas de barco até Boa Vista do Ramos.

"Foi uma prova muito difícil, fiquei bastante cansada quando finalizei, pois tive que forçar bastante para a segunda colocada não alcançar, estava quente, mas fiquei muito feliz com o resultado. Essa será a primeira vez que vou para a fase final em Manaus e quero muito vencer lá”, disse a estudante da Escola Estadual Maria do Socorro Andrade.

Outro que seu deu bem na pista foi Pedro Alan Seixas, de 17 anos. Essa é a segunda vez que o jovem tenta passar na seletiva dos polos e, diferente de sua estreia quando ficou em terceiro lugar, em 2016, este ano ele conquistou a primeira colocação em duas provas, nas de 3000 metros e 800 metros. O morador de Boa Vista do Ramos fez jus a terra natal e orgulhou a torcida que era grande e ecoava seu nome.

“Foi uma beleza vencer, principalmente na minha casa, e sendo assistido pela minha mãe, avó e avô é algo especial. Vou para Manaus representando minha cidade e sei que a pressão será grande, mas vou dar o meu melhor. Me esforcei e o resultado foi o melhor possível. Meu sonho era ir para Capital e agora vou conseguir através do esporte”, disse o estudante do 1º ano da Escola Estadual Maria Isabel.

A competição no polo três segue até sábado, dia 20, e os primeiros lugares estarão automaticamente classificados para a fase final em Manaus, dia 20 de julho. Os campeões da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil participam da mesma edição do torneio em novembro, em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

Abertura - A abertura do polo três, em Boa Vista do Ramos, encantou os presentes. Durante quase duas horas, estudantes participaram de uma coreografia apresentando cultura e tradições de cada município participante. Barreirinha foi lembrada pelo Caju, Maués pelo Guaraná, Bois Garantido e Caprichoso falaram de Parintins e assim por diante. A ação foi elogiada e destacada pelo titular da Sejel, Fabricio Lima, que ainda frisou que o município é um dos que está mais recebendo estudantes-atletas.

“Ficamos surpresos com a apresentação em Boa Vista do Ramos, que aliás é um dos municípios que mais está recebendo atletas, um total de um mil. Este número é muito significativo, pois é a primeira vez que a Cidade recebe uma seletiva do JEAS, e a cidade se preparou para isso, movimentando toda a comunidade e junto com o prefeito Eraldo trabalharam para dar a melhor estrutura para os jovens. Com isso, temos a movimentação da economia, do esporte e da cultura aqui. Recebi a notícia, por exemplo, que só uma padaria daqui está fazendo por dia mil pães para atender os atletas. Ou seja, JEAS tambem é produtividade econômica”, destacou.

Após Boa Vista do Ramos, as próximas seletivas acontecem nos seguintes polos: 25/05 a 31/05 em Humaitá, 30/05 a 04/06 em Coari, e 05/06 a 12/06 em Manacapuru.  A fase final será realizada de 10 a 29 de julho, em complexos esportivos da Capital, incluindo a Vila Olímpica de Manaus, do Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

“Ao todo, as seletivas dos Jogos envolvem sete polos, e já aconteceram Parintins, Maués e Barreirinha. Com isso, são uma média de 12 mil alunos competindo em várias modalidades no interior. Neste ano, ainda colocamos três novas modalidades para a competição e expandimos para o interior. Estamos implantando o Aquatlon (natação e corrida), a Luta Livre e o Baquete no interior e estamos estendendo a categoria infantil para a seletiva dos polos”, comentou a professora.

O secretário de Educação do Amazonas, Arone Bentes, passou uma mensagem de incentivo aos estudantes-atletas, que conseguem conciliar escola, treinos e competições. “Eu vejo garotos e garotas aqui com um potencial enorme, preparados e cheios de disposição para tantas atividades. Tenho certeza que os Jogos vão ser maravilhosos e quero que todos se sintam abraçados por uma pessoa que ama a educação, assim como o esporte”, disse.

Juramento do atleta - Escolhido entre centenas de atletas, o estudante Lucas dos Santos foi o responsável por fazer o juramento do atleta, símbolo importante do JEAS, que dá início às competições. Para o atleta, que está tentando levar o time de vôlei para as cabeças, a emoção não poderia ser maior.

“Estou muito contente por poder representar meus amigos neste ato. Essa é a primeira vez que participo dos Jogos e já tenho a oportunidade de sentir essa emoção. Sou atleta, defendo o time de vôlei de Boa Vista do Ramos, e quero devolver tudo o que estou sentindo hoje para minha cidade”, declarou, empolgado com o que o futuro lhe reserva. 

Comentários