Municípios amazonenses recebem equipamentos do Programa de reestruturação da Hemorrede do Amazonas



 
Oito municípios amazonenses foram beneficiados nesta quinta-feira (4) com a entrega de 706 unidades de equipamentos especializados para atividades hemoterápicas. Os benefícios fazem parte do Programa de reestruturação da Hemorrede do Amazonas, e somam investimentos na ordem de R$ 6.069.210,02 milhões. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), bairro chapada, zona sul. Os equipamentos foram entregues pelo vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira. 


Os municípios beneficiados foram Parintins, Manacapuru, Tefé, Itacoatiara, Coari, Tabatinga, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira. A soma dos recursos, proveniente de emenda parlamentar federal e de convênio com o Ministério da Saúde, vai possibilitar a criação de oito hemocentros de pequeno porte nessas cidades e com a mesma estrutura tecnológica para atender a segurança transfusional, além da aquisição de equipamentos para a ampliação e renovação do parque tecnológico e científico dos hemocentros do interior do Estado.

Os materiais foram entregues aos prefeitos dos municípios contemplados pelo Programa. “Em 2010, a agência nacional de vigilância sanitária avaliou algumas agências de transfusão no interior e viu que havia risco sanitário. E em 2011 começamos um planejamento para trazer solução para esses problemas. E no plano está previsto a construção de Hemonucleos no interior, a revitalização de todo o parque tecnológico”, destacou o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, que ainda enfatizou os projetos em andamento para trazer qualidade para as ações de hemoterapia no Estado.

Comentários