JV BC - Produtores rurais recebem capacitação na Semana de Meio Ambiente



Em comemoração à semana alusiva de Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Benjamin Constant, através da Secretaria de Agricultura (SEMAF), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (IDAM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Projeto Solimões Sustentável realizaram no período de 05 a 11 de junho, cursos voltados para o setor primário do município.
Com organização da SEMAF, IDAM UNLoc e IFAM Campus Tabatinga, os cursos oferecidos foram de Manipulação de Pescado (Retirada de Espinha de Peixe), Práticas Agroecológicas, Criação de Frango Caipira, Conservação do Solo e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

O curso de Manipulação de Pescado – com ênfase em retirada de espinha, foi executado com recursos do Ministério da Integração Nacional em convênio com o IFAM. O curso teve duração de 48h e foi realizado na agroindústria do pescado, localizado ao lado do Mercado Municipal, e ministrado pelo engenheiro da Secretaria de Pesca Edson Luniere, organizado pelo coordenador de produção Janderson Garcez.
Já os cursos Criação de Frango Caipira, Práticas Agroecológicas e Conservação do Solo, foram ministrados pelo médico veterinário Augusto Nunes, Jamison Barbosa (IFAM) e Walter Bardales (IDAM/SEMAF). Outro curso foi o de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos que foi destinado a produtores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de vendedores de açaí. O curso foi ministrado pelo tecnólogo de alimentos e presidente do Instituto de Tecnologia para o Agronegocio e Meio Ambiente Selva Amazônica (ITASA), Teofanes Moreira Junior – com o apoio do Projeto Solimões Sustentável.
A meta da programação de cursos foi alcançar o máximo de beneficiários do município, com diferentes temas, criando um senso de empreendedorismo com desenvolvimento sustentável, gerando renda as famílias. A semana encerrou com entrega de certificados na Biblioteca Municipal, com a participação do Prefeito Municipal, David Nunes Bemerguy (PR), e parceiros da SEMAF. O IDAM UNLoc Benjamin Constant, através do gerente Eliandro Ribeiro, foi um dos idealizadores das atividades.

Comentários