JV BC - Projeto Solimões Sustentável faz Acordo de Parceria com Prefeitura de Benjamin Constant



O Prefeito de Benjamin Constant, David Nunes Bemerguy (PR), participou na manhã desta quarta-feira (07/06) da solenidade de abertura do Projeto Mesorregião Amazônica do Alto Solimões Sustentável e Participativa. O evento que reuniu governos municipais da região aconteceu no auditório do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Tabatinga.
Com iniciativa do Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo (ISCOS), em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Agronegócio e Meio Ambiente Selva Amazônica (ITASA), o Projeto Solimões Sustentável tem como objetivo fortalecer as organizações da sociedade civil para a boa governabilidade no âmbito da participação no desenvolvimento sustentável na Mesorregião do Alto Solimões.

O evento de abertura informou as autoridades e as comunidades envolvidas sobre o início das atividades que, o ISCOS e o ITASA, irão promover na região. Na prática, o Projeto teve início em janeiro deste ano e durante o primeiro semestre foram criadas as condições para implementar as atividades planejadas. Na ocasião, representantes dos governos municipais do Alto Solimões assinaram o acordo de parceria que visa garantir não somente os investimentos através da ONG Italiana, mas também a contrapartida das prefeituras.
O Projeto Solimões Sustentável fortalecerá o Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável como espaço de planejamento participativo e divulgação de boas práticas na agricultura familiar para a melhoria das cadeias de valores e das medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
Participaram da solenidade Dom Adolfo Zon - bispo da Diocese do Alto Solimões, Dirceu Dacio - diretor do IFAM Campos Tabatinga, Plínio Souza da Cruz - prefeito em exercício de Tabatinga, Marcos Paulo Martins - presidente do Fórum da Mesorregião do Alto Solimões , Teofanes Moreira Júnior - presidente do ITASA, Paolo Pozzo - representante do ISCOS no Brasil, Zoroastro Brandão - representante do governador e gerente do IDAM de Tabatinga, Eliandro Ribeiro - gerente do IDAM em Benjamin Constant, Silvia Ayon - especialista em desenvolvimento social e economia local e os secretários municipais de Benjamin Constant, Salaniza da Cruz (Governo) e Maurício Veloso (Agricultura).

Sobre o ISCOS
O Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo é uma organização sem fins lucrativos, organização não-governamental (ONG) europeia. Criada em 1983 a partir da experiência do sindicato CISL, promove ações e programas de cooperação internacional em consonância com seus princípios fundadores: a solidariedade, a justiça social, a dignidade humana e a paz. Tem como visão e missão, a defesa dos direitos sindicais e humanos, a liberdade, a luta contra a pobreza e a discriminação, o apoio a comunidades afetadas por desastres naturais e guerras - são as prioridades que caracterizam a ação ISCOS.
Por Olivaldo Bruno – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Benjamin Constant

Comentários