Marinha do Brasil recebe homenagem dos 152 anos da Batalha do Riachuelo na Aleam



A sessão especial em comemoração aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo aconteceu na manhã desta terça-feira (6), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com intuito de homenagear a Marinha do Brasil durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). O autor da solenidade, deputado estadual Carlos Alberto (PRB) destacou que a cerimônia é uma comemoração muito importante para a história do país.


“A batalha é uma extraordinária vitória para o Brasil. Ela é uma data magna. Nós devemos sempre comemorar e aplaudir a Marinha do Brasil. Hoje e sempre temos que reverenciar a bravura dos guerreiros que tiveram força, coragem e amor na Batalha do Riachuelo”, disse o deputado estadual Carlos Alberto.

A cerimônia teve participação do comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante da Marinha do Brasil Luís Antônio Hecht, deputado Serafim Corrêa (PSB), que presidiu a sessão, comandante da Polícia Militar (PMAM) coronel David Brandão, tenente-coronel Antônio Júnior Brandão, autoridades do Exército Brasileiro, Aeronáutica, Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação de Industrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e dentre outros convidados.

Durante a solenidade, o vice-almirante Luís Antônio Hecht recebeu uma placa de honra em homenagem a Batalha do Riachuelo das mãos do deputado Carlos Alberto.

Hecht agradeceu a homenagem na casa legislativa e destacou a importância da solenidade para o país. “Até hoje essa data é muito importante para a Marinha do Brasil e para nosso povo. É uma data muito valorizada, pois na época estávamos em guerra. É uma batalha histórica para o país e mostrou a nossa força durante todas as adversidades”, explicou o vice-almirante.

História
A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870).



Gabinete do Deputado Carlos Alberto (PRB)

Comentários