Boi-Bumbá Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins



O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do 52º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “A Poética do Imaginário Caboclo”, o Touro Negro venceu a tradicional disputa na Ilha Tupinambarana após três noites de espetáculo apresentados neste final de semana, 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Bumbódromo de Parintins.
O bumbá das cores azul e branco venceu as três noites de apresentação, alcançando um total de 1257,9 pontos contra 1255,5 pontos do Garantido. Na primeira noite, sexta (30), Caprichoso fez 419,1 pontos e Garantido 417,6 pontos. Na segunda noite, sábado (1º), Caprichoso fez 419,1 pontos e Garantido 419,0 pontos; e na terceira e última noite, ontem, domingo (2), Caprichoso fez 419,7 pontos e Garantido 418,9 pontos.

O presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, comemorou a vitória e justificou a conquista em mudanças feitas por ele na agremiação folclórica. “Eu choro de alegria, por toda a injustiça que passamos. Muita gente se julga ser Caprichoso, mas torce contra o boi. E nós não precisamos falar mal de ninguém”, disse.
“Essa vitória reafirma a união que existe hoje no Caprichoso. O nosso boi é a família, sangue do nosso sangue. Ninguém vai prejudicar nenhum item ou o boi Caprichoso. Todas as mudanças que fizemos foram para o bem, não para denegrir a imagem de ninguém. Dedico essa vitória a todas as pessoas envolvidas com o boi e prometo também o bi-campeonato”, completou Babá.
A apuração das notas aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (3), também no Bumbódromo. Ao todo, dez jurados analisaram 21 itens que compõem cada apresentação dos bumbás em cada uma das três noites de espetáculo. Ao vencer mais este campeonato, o Caprichoso alcança o 22º título de campeão do festival.
Os 21 itens
Os 21 itens avaliados pelos jurados são: apresentador, levantador de toadas, batucada ou marujada, ritual indígena, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, evolução, toada, pajé, tribos indígenas, tuxauas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica, vaqueirada, galera, organização ou conjunto folclórico e coreografia.
Jurados antigos
Este ano, os dez jurados que analisaram as apresentações de Caprichoso e Garantido são ex-jurados do festival. Eles já participaram do julgamento nas edições de 2005 e 2012. Essa foi uma das alterações feitas este ano no regulamento do Festival Folclórico de Parintins. O objetivo foi trazer nomes para compor um banco de dados.

Comentários