Conquista: IBAMA autoriza despesca no Projeto de manejo de São Rafael em Atalaia do Norte





O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autorizou a Associação dos Produtores da Comunidade de São Rafael, no município de Atalaia do Norte, a realizar a primeira despesca nos lagos manejados do Rio Itacoai. O IBAMA autoriza a Comunidade a capturar, armazenar, transportar e comercializar o pirarucu manejado conforme a lei em vigor.
A última contagem realizada nos lagos ultrapassou a quantia demais de 600 pirarucus. Com  este resultado a associação foi autorizada a despescar cerca de cem pirarucus, equivalente a quinze por cento do total.

No ultimo sábado (29), a Prefeitura de Atalaia do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou visita à comunidade de São Rafael, para tratar assuntos de interesse dos comunitários envolvidos na manutenção e vigilância da área manejada. Contando com a presença do prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, a gerente local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM), Simone Silva e Marquinhos filho, secretário municipal de meio ambiente.

Outros requisitos para a realização da despesca, o IBAMA exige que a captura do pirarucu seja acompanhado por técnico especializado, observando o tamanho, o peso e sexo de cada peixe. Além do lacre de identificação devidamente numerado em cada animal capturado.
Para o presidente da Associação dos Produtores da Comunidade de São Rafael, senhor Manuel  Sabino da Costa, o Churrasco, disse que a comunidade está contente por tamanha conquista. “Já colhemos muitos frutos e, que o resultado maior já é evidente na vida das famílias da comunidade”, disse.
A data para a primeira despesca, ainda vai ser anunciada pela secretaria de municipal de meio ambiente.
Conquista importante
 

Marquinhos Filho, apresentou a comunidade de São Rafael, documento emitido pelo IBAMA autorizando a comunidade  realizar a primeira despesca nos lagos manejados. Lembrando que há anos, a comunidade buscou parcerias, sem sucesso. Aonde a parceria com a prefeitura de Atalaia do Norte, só viria a partir da metade do ano de 2013, através do prefeito Nonato Tenazor, firmando compromisso com as famílias interessadas no projeto de manejo. Nesse tempo, a comunidade de São Rafael foi contemplada com a presença de muitas instituições, respaldando a  seriedade do projeto da Associação dos Produtores da Comunidade de São

Comentários