Contos Jambo Verde - O empurrão



Este fato se passou no tempo em que o futebol era levado muito a sério. Lá pelos anos de 1987, quando em uma tarde ensolarada, à beira do Estádio Municipal Tenente Lucena, conhecido pelo pessoal da pelada como “Peladão”, ocorria uma partida das preliminares entre Fluminense Futebol Clube e Xichuacha Esporte Clube.

Bastava anunciar um clássico local que o entorno do campo lotava. Os visitantes assistiam sempre as partidas atrás do gol, do alto de um barranco ou em cima do pé de ingá – considerado como área vip entre a molecada.


Também estavam na tribuna de honra heróis de um futebol que marcou época. Entre eles o seu Sarica; vascaíno roxo que chutava o vento a cada ataque de seu time e seu Serafim; grande futebolista lá das bandas de São Paulo de Olivença, radicado em há muito tempo em Atalaia.

O JOGO
Xichuacha era encabeçado pelo lendário da canhotinha de ouro João Benjamin e a galera do futebol veterano. Já o Fluminense tinha o comando de Antônio Nunes, popularmente conhecido como “mano velho”.

Como era de lei, a turma da cachaça Coquinho já estava a todo vapor do outro lado do estádio. A emoção era tão grande que a velha cachaça Santa Cruz - aquela que vinha no engradado de madeira – tampouco foi lembrada pelos fanáticos.
Foguetes eram disparados e a alegria tomava de conta do estádio... e começa a partida! Nesse momento, o jogo estava equilibrado com toques de classe e, de repente, aparece um dos primeiros narradores esportivos do “Peladão” no meio da torcida, o seu Beto, que emocionado com a partida, narrava assim:

- E começa a partida no estádio Tenente Lucena, zero a zero e a torcida vibra...

Foi aí então que a empolgação tomou conta de seu Beto, já que o público estava todo lhe ouvindo.
-Pegou a bola o meu compadre César, comeu um... comeu dois... comeu três e...

Quando seu Beto foi narrando mais um drible de seu compadre Cesar Bodó, um anônimo do meio da torcida o empurrou com tanta força que o arremessou no meio da rede do gol. Imediatamente seu Beto esqueceu o drible e soltou um palavrão daqueles:
-Vai, vai empurrar a tua mãe, seu filho da $% @!%*!

De fato, isso aconteceu na cidade de Atalaia do Norte. E agora vai entrar para a história do JV!

Comentários