Barcos PAI Todos Pela Vida vão atender Parintins, Maués e comunidades indígenas de Borba



O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e parceiros vai levar, entre os dias 19 e 27 de setembro, serviços sociais, de cidadania e saúde para os municípios de Parintins, Maués (sede e comunidade indígena Osório da Fonseca) e Borba, sendo que neste último, especialmente, a quatro comunidades indígenas (Koatá Laranjal, Foz do Canumã, Mucajaí do Mari Mari e Cacoal).

Os atendimentos serão realizados de 8h às 17h dentro das embarcações que vão emitir documentação (Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho); realizar atendimentos previdenciário (orientação e análise para aposentadoria, pensão, auxílio doença e maternidade, etc), médico, odontológico, jurídico e às mulheres em situação de violência (roda de conversa, oficinas, panfletagem, orientação) e em terra haverá abordagem social de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes com entrega de material informativo e orientação dos técnicos.
A secretária da Sejusc, Graça Prola explica que a exemplo do que aconteceu na ação no município Iranduba, na última sexta-feira e último fim de semana (15, 16 e 17/09) o objetivo do evento é garantir e consolidar direitos humanos aos moradores da região abordada. “São serviços que fazem a diferença na vida das pessoas em todos os aspectos. Em variados casos, um idoso não tem acesso a previdência por falta de documentação e podemos resolver isso na hora. Outra questão é a da saúde. Oferecemos a consulta e os remédios que são mais prescritos. Além disso, aproveitamos para informar e sensibilizar a população sobre questões como violência contra mulheres, crianças e adolescentes como forma de prevenção”.
Veja a programação em cada município:
Parintins
Barco PAI Todos Pela Vida I
19 a 23/09 – 8h às 17h
Terminal Hidroviário de Parintins
Maués
Barco PAI Todos Pela Vida I
24 a 28/09 – 8h às 17h
Estação Hidroviária de Maués
Borba/Comunidades Indígenas
Barco PAI Todos Pela Vida III
20 a 28/09 – 8h às 17h
Comunidades
Koatá Laranjal – 20 a 21/09
Foz do Canumã – 22/09
Mucajaí do Mari Mari – 23 a 25/09
Osório da Fonseca (Maués) – 26/09
Cacoal – 27/09
Atendimentos:
- Médico, odontológico, psicológico, previdenciário (Orientação e análise para aposentadoria, pensão, auxílio doença e maternidade, etc), orientação às mulheres em situação de violência;
- Emissão de documentos (Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho, Rani);
- Abordagem social de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e de enfrentamento à violência contra a mulher.

Comentários