Novo terremoto atinge o México neste sábado





RIO- Um novo terremoto classificado inicialmente com magnitude 6,2 atingiu o México neste sábado. O abalo balançou os edifícios da capital mexicana e fez com que os moradores fossem para as ruas temendo desabamentos. Segundo a Defesa Civil, até o momento não há relatos de danos na Cidade do México.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro do terremoto no estado de Oaxaca, em um ponto a 19,3 quilômetros da cidade de Matías Romero. As autoridades do estado afirmaram que os protocolos de segurança já estão em curso. O chefe dos serviços de emergência do México, Luis Felipe Puente, afirmou ainda que o tremor também foi sentido em Guerrero, Chiapas e Veracruz.

Na terça-feira, um terremoto de magnitude 7,1 derrubou edifícios e deixou 295 mortos. Devido ao novo abalo, as equipes de resgate que buscavam sobreviventes do terremoto anterior tiveram que interromper temporariamente os serviços em algumas localidades.
— Depois de verificar que as condições são seguras, as atividades de resgate serão reiniciadas o mais breve possível— afirmou no Twitter o titular nacional da Defesa Civil, Luis Felipe Puente.
A brasileira Marcela Vieira, que mora na Cidade do México, havia acabado de acordar quando o alarme soou. Ela conta que, embora não tenham sentido o tremor no bairro onde mora, em Colonia Anáhuac, os moradores ficaram apreensivos com o novo alerta.
— Foi a primeira vez que escutei o alarme, e fiquei confusa. Os vizinhos todos saíram, todos ficam assustados. Na hora fica todo mundo tremendo. Esse alerta pegou muita gente de surpresa, as pessoas ainda estavam dormindo. Permanecemos na rua o mais longe possível dos postes. Só vimos alguns fios se mexerem, mas não sentimos o tremor— relata.
A professora trabalhou como voluntária na noite de terça-feira, quando o tremor de magnitude 7,1 atingiu a cidade, mas, ao ouvir a sirene, o nervosismo fez com que esquecesse inclusive de seguir os protocolos indicados para esses casos:
— A recomendação é deixar uma mochila pronta com uma muda de roupa e os principais documentos, mas quando vi o porteiro do meu prédio abrindo tudo, me assustei e saí rápido. 

Fonte:O Globo

Comentários